Zapping: novo bilhete recarregável começa a funcionar na segunda-feira em Lisboa

Foto
O novo bilhete funciona com carregamentos em dinheiro Vasco Neves

O Zapping é o novo bilhete multimodal da Carris e do Metro de Lisboa que funciona com carregamentos em dinheiro num único cartão 7 Colinas. Este bilhete, que começa a funcionar no dia 12 (segunda-feira) pretende tornar mais simples e flexível o uso dos transportes públicos. O carregamento máximo é de 10 euros, com bónus a partir de cinco euros, e o preço das viagens descontado no saldo varia com o operador e o percurso, permitindo tanto na Carris como no Metro efectuar transbordo.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
O que é o Zapping?

Zapping é o nome do novo bilhete multimodal da Carris e do Metro que entra em vigor dia 12 de Novembro e cuja campanha promocional começou ontem, dia 5 de Novembro.


Como funciona e quais as vantagens do novo bilhete?

O Zapping funciona através do carregamento em dinheiro do cartão 7 Colinas e permite realizar viagens tanto na Carris como no Metro, desde que se tenha saldo disponível. Antes quem quisesse realizar viagens na Carris e no Metro tinha que comprar dois cartões 7 Colinas. Agora basta um. Além disso no 7 Colinas o dinheiro era convertido em viagens, enquanto que no Zapping cada viagem é descontada no saldo do cartão, dependendo do tipo de viagem o valor cobrado.


Onde o posso adquirir?

O Zapping pode ser adquirido nos postos de venda e concessionários da Carris, Estações dos CTT e Agentes Payshop. No Metro, pode ser carregado nos postos e máquinas automáticas de venda.


Com que valores posso carregar o bilhete?

O valor de carregamento mínimo do Zapping é de 1,50 euros e o máximo de 10 euros, sendo que o saldo acumulado no cartão nunca poderá exceder os 15 euros.


Há algum bónus se carregarmos com mais dinheiro?

Até 5 euros não há nenhum Bónus. Entre 5 e 6,95 euros o cliente recebe 0,15 euros e entre 7 e 9,95 euros recebe 0,35 euros. Se o Zapping for carregado com o valor máximo de 10 euros oferece 0,75 euros.


Até 10 euros posso carregar o cartão com qualquer valor?

Na rede de vendas da Carris é possível carregar qualquer quantia entre l,50 e 10 euros, em múltiplos de 0,05 euros. Na rede de vendas do Metro, estão disponíveis quatro opções de carregamento: l,50, 5, 7 e 10 euros.


Quanto custa o cartão 7 Colinas?

O 7 Colinas custa 50 cêntimos e tem validade de um ano após o primeiro carregamento. No entanto, se caducar apesar de não pode ser recarregado, o valor restante ainda pode ser utilizado.


E quanto custa cada viagem? É possível fazer transbordo com o mesmo bilhete?

Na Carris, para deslocações de 1 Zona são descontados 75 cêntimos, permitindo efectuar transbordos no período de uma hora. Para deslocações de 2 Zonas, o cliente deve carregar na “Tecla 2” do validador, sendo descontado 1,50 euros, que podem ser utilizados durante duas horas. No metro são descontados 70 cêntimos na viagem de 1 Zona e 1 euro na de 2 Zonas.


Posso utilizar o cartão 7 Colinas que já tenho para o Zapping?

Sim, no entanto tem de estar vazio, ou seja, sem nenhuma viagem por utilizar.


Posso utilizar um só cartão para mim e para mais pessoas na mesma viagem?

Não. Cada pessoa tem de ter um cartão, ainda que este não tenha nenhum tipo de identificação, podendo ser “emprestado” noutras viagens.


Como é descontado o dinheiro?

Tanto na Carris como no Metro a utilização é feita por aproximação ao validador que se encontra na entrada de ambos.


Fonte:

Carris

Sugerir correcção
Comentar