Arte Exposição de Rauschenberg em Serralves dedicada à galerista do autor

Ao contrário do que estava previsto, o artista norte-americano Robert Rauschenberg não pôde ontem conversar com os jornalistas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto - onde será inaugurada, amanhã, uma exposição dedicada aos 65 trabalhos que o autor realizou entre 1970 e 1976. Estava "muito triste", justificou Mirta d"Argenzio, comissária da exposição Robert Rauschenberg: Travelling ´70-"76 / Em viagem 70-76.Além das "graves limitações de saúde" que enfrenta, Rauschenberg soube ontem da morte da galerista Ileana Sonnabend, de quem era "muito, muito amigo". Tanto a exposição como o seu catálogo serão dedicados à marchand, anunciou ontem João Fernandes, durante a conferência de imprensa. "Quando tinha uma ideia nova na cabeça, Ileana era sempre a primeira pessoa a quem ligava", explicou ontem, em nome do pai, Cristopher Rauschenberg.
Considerado "um dos artistas mais relevantes na História da Arte nos últimos 50 anos", de acordo com o catálogo da exposição, Robert Rauschenberg mostrará no Porto uma fase menos conhecida do seu percurso. Trata-se do período em que recorre a materiais do quotidiano - sobretudo o cartão e o tecido, mas também madeira, borracha de pneu, uma banheira, ferros retorcidos, etc. - para criar peças que podem ter relações especiais com lugares ou culturas (Itália ou Egipto) ou ter "inesperadas associações de imagens e conceitos". É por isso que João Fernandes o define como "o grande reciclador do mundo". Na série Early Egyptians, por exemplo, caixas de cartão de embalagem são envolvidas em areia e assumem um carácter ambíguo que, ao mesmo tempo, evoca a imponência de "imagens totémicas", mas também a precariedade dos impérios.
A partir de Abril de 2008, a exposição do artista de 83 anos (cumpridos na última segunda-feira, quando chegou a Portugal) seguirá para Munique e Nápoles.
Andréia Azevedo Soares
As associações dos profissionais da PSP e da GNR acusam o Governo de não se preocupar com o suicídio nas forças de segurança, lamentando a ausência de medidas prometidas há mais de seis meses. Em Fevereiro, o ex-ministro da Administração Interna António Costa tinha dado dois meses para ambas as forças de segurança elaborarem um plano de prevenção. Mas até agora o processo tem andado de mão em mão, sem estar concluído. O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, Paulo Rodrigues, lamenta que o Governo só se preocupe quando acontece um suicídio.
Uma Ideia para Portugal - o papel da oposição em democracia é o tema proposto para uma conferência que tem Paulo Portas, líder do CDS/PP, como convidado principal, marcada para o próximo dia 29, em Gaia. A iniciativa é do Clube dos Pensadores, um grupo de reflexão política dinamizado pelo biólogo Joaquim Jorge, que já vai no seu quatro ciclo de debates. Para além da "ideia" que Paulo Portas vai apresentar para o país, em análise deverá estar também o posicionamento do CDS-PP perante o PSD e algumas das propostas apresentadas pelo actual líder social-democrata, Luís Filipe Menezes.
Os realizadores João Nicolau, Marco Martins, Joaquim Leitão e José Carlos de Oliveira vão receber subsídios do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) para os seus próximos filmes, no total de 2,1 milhões de euros. No âmbito do concurso de 2007 de apoio à produção de primeiras longas-metragens de ficção, João Nicolau receberá 500 mil euros para o filme A Espada e a Rosa. A produtora Filmes do Fundo receberá o mesmo para financiar Como Desenhar um Círculo Perfeito, de Marco Martins, realizador de Alice. Joaquim Leitão terá 700 mil euros e José Carlos de Oliveira receberá 490 mil.
A vacina para prevenir o serótipo 1 da doença da língua azul, que afecta várias explorações pecuárias no Alentejo e Algarve, deverá estar disponível gratuitamente a 6 de Novembro, disse ontem à Lusa fonte do Ministério da Agricultura. A partir de segunda-feira, acrescentou, a vacina será testada e, "se tudo correr bem, deverá estar disponível a partir de 6 de Novembro". A sua aplicação será obrigatória. De acordo com o ministério, até às 12h00 de terça-feira estavam confirmadas 297 explorações sob suspeita, com 2287 animais doentes e 1906 já mortos.
Fernando Curto foi reeleito presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), depois da lista única que apresentou às últimas eleições ter obtido 67,5 por cento dos votos, anunciou ontem a instituição em comunicado. O dirigente, que lidera a ANBP desde a sua criação em 1991, define como prioridade do mandato de quatro anos a uniformização de carreiras dos bombeiros profissionais. Carlos Leal foi reeleito presidente do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, que continua a ter Fernando Curto na vice-
-presidência.
O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, pediu ontem ao Governo que repense o corte de subsídio à Universidade Católica Portuguesa, frisando que "está em causa o direito das famílias a poderem optar pela instituição que preferem". O arcebispo concorda com as críticas feitas anteontem pelo reitor da universidade, que, em Braga, acusou o Governo de "cortar os poucos subsídios" que ainda tinham, "no ano em que se obteve a maior distinção internacional de sempre". O reitor lembrou que a Escola de Negócios, de Lisboa, está entre as "50 melhores do mundo" numa lista ordenada publicada pelo Financial Times.

Sugerir correcção