Curdos: uma população vítima de impérios e promessas quebradas

Foto
Para os curdos, as montanhas são os únicos amigos Reuters

"As montanhas são os nossos únicos amigos", diz um ditado curdo. Este povo sem Estado vive, como escreve a AFP, ao ritmo das crises numa região explosiva, que junta partes da Turquia, Irão, Iraque e Síria (o que corresponde ao Curdistão). E pode queixar-se de ser vítima de promessas quebradas e tratados não cumpridos ao longo de décadas e décadas.

Viveram a maior parte da sua história sem governo próprio, subjugados por nações mais poderosas. Ainda assim, os entre 25 e 35 milhões de curdos - pelo menos 14 milhões na Turquia, mais de cinco milhões no Iraque, quatro milhões no Irão, quase dois na Síria, para além das minorias curdas na Arménia, Azerbaijão e na diáspora (sobretudo Alemanha) - são testemunho de um dialecto que foi preservado, próximo do farsi do Irão, e de tradições próprias. A maioria são muçulmanos sunitas; um quinto serão xiitas. E garantem que não há uma etnia tão grande sem um Estado.

O nacionalismo curdo surgiu na década de 1890. Até lá, "eram instrumentalizados pelos poderes imperiais persa e otomano que lhes davam um grande espaço e os utilizavam como excedentes" para fazer reinar a ordem nas fronteiras ou controlar as outras minorias, adiantou à AFP o investigador Oliver Roy. "Foi quando os dois nacionalismos turco e persa se laicizaram que os curdos desenvolveram uma reivindicação étnico-nacional."

Em 1920, o Tratado de Sèvres prometia-lhes um Estado autónomo. Em vez disso, o líder turco Kemal Ataturk deu mais tarde ordens para esmagar as lutas independentistas. As perspectivas de um Curdistão independente ficaram mais enterradas quando a Turquia se aliou ao Irão e Iraque para, em 1937, assinar o pacto de Saadabad, destinado a coordenar esforços para acabar com os "grupos armados". Em 1984, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão pegava em armas para reivindicar um Estado - a sua luta já fez mais de 30 mil mortos.

Num artigo de Agosto de 2006, a Economist escrevia que "é difícil determinar com precisão o grau de liberdade que merecem os curdos da região, e até que ponto devem poder - e se encorajados a - gozar de um autogoverno num canto do Médio Oriente que é já de si um isqueiro de rivalidades sectárias e étnicas".

Só mais recentemente, com a entrada na União Europeia no horizonte, é que a Turquia começou a tratar melhor os curdos (até 1991 era ilegal falar curdo sem ser em casa). "A região autónoma do Iraque, com bandeira própria, parlamento e Exército, fez aumentar o orgulho e a confiança curda por todo o lado", adiantava o mesmo artigo.

Fontes

: agências, Wikipédia, everyculture.com

Sugerir correcção
Comentar