EDIA e EDP assinam contrato por 35 anos para exploração das barragens do Alqueva e do Pedrogão

A EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e a EDP assinam amanhã contrato que regulará por 35 anos as condições de exploração das barragens do Alqueva e do Pedrógão, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.

"O contrato agora assinado define as condições que regularão a exploração hidroeléctrica de Alqueva e Pedrógão para os próximos 35 anos", refere o Ministério da Agricultura em comunicado.

"O presente acordo, põe fim a mais de 12 anos de negociações com vista à exploração da capacidade hidroeléctrica associada às barragens de Alqueva e Pedrógão, permitindo à EDIA dar um importante passo na dinamização do regadio, ao mesmo tempo que reforça a sua sustentabilidade económica a longo prazo", acrescenta.

A fórmula encontrada para a sub-concessão hidroeléctrica de Alqueva e Pedrógão, permitirá, segundo o Ministério da Agricultura, uma exploração mais eficaz da componente hidroeléctrica do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Segundo o ministério, a fórmula de sub-concessão irá contribuir para o desenvolvimento da região ao mesmo tempo que permitirá ao Governo o cumprir as metas traçadas em matéria de reforço da componente de energia hídrica no conjunto das energias renováveis.

Sugerir correcção
Comentar