Santarém quer investir cem milhões de euros na frente ribeirinha da cidade

Foto
Moita Flores quer recuperar a Ribeira de Santarém para a cidade Vítor Cabral Oliveira/PÚBLICO (arquivo)

A Câmara de Santarém apresenta hoje, no WaterfrontExpo, em Lisboa, o plano estratégico de intervenção na zona ribeirinha da cidade, um investimento global próximo dos 100 milhões de euros a concretizar num horizonte de oito a dez anos.

Francisco Moita Flores, presidente da autarquia, disse à Lusa que quer aproveitar a iniciativa internacional que decorre esta semana na antiga FIL, subordinada ao tema “cidades ribeirinhas sustentáveis”, para apresentar o plano a potenciais investidores.

Com um investimento global previsto superior a 95 milhões de euros, o plano que permitirá a requalificação dos bairros ribeirinhos de Alfange e Ribeira de Santarém, ambos em avançado grau de degradação, conta com a participação de privados essencialmente para a reabilitação e recuperação de imóveis (na ordem dos 40 milhões de euros).

Por outro lado, a autarquia procura interessados em parcerias público-privadas para investimentos como o porto fluvial a construir no Tejo, equipamentos para a prática de desportos, praia fluvial, esplanadas, estimados em 17 milhões de euros.

O parque verde, o dique que visará evitar os efeitos das cheias na zona urbana e o parque de estacionamento resultarão de investimento público directo (38 milhões de euros).

Linha do Norte sai da Ribeira de Santarém

“É um esforço para mais do que um mandato”, disse Moita Flores, frisando que o plano nasceu no momento em que foi conhecida a intenção da Refer de desviar a linha de caminho-de-ferro do Norte, retirando a circulação ferroviária da Ribeira de Santarém.

Este facto, aliado ao projecto de requalificação das encostas de Santarém, em fase de concurso, e à entrada em vigor do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), permitirá “o regresso da freguesia de Santa Iria da Ribeira à cidade e entregar o rio a Santarém”.

“A construção do caminho-de-ferro há cem anos, separando a freguesia de Santa Iria da Ribeira, foi um golpe terrível”, disse, assegurando que vai “lutar com alma e coração” para arranjar os investimentos necessários e “tornar Santarém numa das mais belas frentes ribeirinhas da Europa”.

Sugerir correcção
Comentar