Os poemas reencontrados de W. H. Auden

a O centenário do seu nascimento tem passado despercebido nos meios literários britânicos, mas talvez a descoberta agora realizada de alguns dos seus primeiros poemas venha alterar a situação. É este o tom da reportagem com que o jornal The Independent assinalava ontem o achado de três poemas da adolescência de Wystan Hugh Auden (1907-1973), um dos maiores poetas de língua inglesa do século XX, à altura de um T. S. Elliot (que foi, aliás, o seu primeiro editor, em 1930) ou de um Ezra Pound.A descoberta foi feita por John Smart, um velho professor de Artes na escola de Grisham, no condado de Norfolk, que Auden frequentou entre 1920-25. Quando investigava os arquivos da revista que a escola publicava à época, Smart cruzou-se com três poemas, não assinados, mas que logo associou ao universo temático e à escrita de Auden.
Sobre Evening and night on Primrose Hill e To a tramp met in the Holidays in Monmouthshire (ambos publicados em 1922), títulos de dois dos textos, Smart não tem dúvidas em ver neles, e principalmente no primeiro, "o rasgo do poeta", então com apenas 15 anos. Já no terceiro, Enchanted (também de 1922), a evidência não é tão clara.
O professor, que ensinou várias vezes a poesia de Auden em Grisham e chegou a assistir a um recital do poeta (e de Richard Burton) no Teatro de Oxford, em 1969, admite que os poemas agora reencontrados não são magistrais, mas antecipam já uma escrita moderna e "um estilo muito diferente" do habitual na época.
A Escola de Gresham vai aproveitar o achado para mediatizar o pequeno festival que vai dedicar ao poeta já na próxima semana. Chama-se Em Louvor de Auden e vai incluir conferências, leituras, performances e canções de cabaré, que o poeta também escreveu.
W. H. Auden abandonou a Grã-Bretanha em 1939 e radicou-se nos Estados Unidos, tendo-se depois naturalizado americano. Para além de poesia (um dos seus poemas mais conhecidos é Stop all the clocks, citado no filme Quatro Casamentos e Um Funeral), escreveu libretos e poemas para a música de compositores como Benjamin Britten e Igor Stravinsky.

Sugerir correcção