Furacão "Félix" atinge categoria máxima e ameaça o México

Foto
A temporada de furacões de 2007 começou com grande intensidade Reuters (arquivo)

O furação "Félix" já atingiu a categoria máxima na escala de Saffir-Simpson. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o "Félix" deverá atingir a península mexicana do Iucatão, o Belize, a Nicarágua, as Honduras e a Guatemala.

Em 24 horas, o furacão "Félix" passou de uma tempestade tropical (nível mínimo da escala de Saffir-Simpson) para um furacão de categoria 5 — à semelhança do "Dean", que fez 27 mortos na sua passagem pela América Central, há duas semanas.

Hoje de manhã (hora de Lisboa), o centro da tempestade encontrava-se 475 quilómetros a sudeste de Kingston, capital da Jamaica, e 895 quilómetros a leste do cabo de Gracias a Dios (na fronteira entre a Nicarágua e as Honduras), deslocando-se para oeste à velocidade de 33 quilómetros por hora.

Nas próximas 36 horas, o "Félix" continuará a sua trajectória nas águas quentes das Caraíbas, o que poderá fazer com que aumente ainda mais a sua potência.

A temporada de furacões deste ano começou com grande intensidade, já que em anos anteriores não era comum registar-se mais do que um furacão de categoria 5, à excepção de 2005, com os furacões "Katrina", "Rita" e "Wilma".

Sugerir correcção
Comentar