Torne-se perito

Televisão Portugal já tem par para o Festival Eurovisão de Dança

A bordo do barco Lisboa Vista do Tejo, a RTP deu ontem a conhecer o par que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Dança 2007, a realizar-se em Londres no próximo sábado, dia 1 de Setembro. Sónia Araújo, a cara das manhãs da RTP, e Pedro Silva, dançarino profissional e seu par no concurso Dança Comigo, foram os escolhidos pela estação pública para a primeira edição desta nova versão da Eurovisão, que irá contar com concorrentes de 16 países da Europa. Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Grécia, Irlanda, Lituânia, Holanda, Polónia, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido e Portugal aceitaram o convite da BBC, que de acordo com o subdirector de programas da RTP, Hugo Andrade, se apercebeu do enorme fascínio pela dança a nível europeu. As elevadas audiências dos programas no formato do Dança Comigo, que passou na RTP1, levaram a estação pública inglesa a lançar o apelo às suas congéneres europeias. "Fomos desafiados a participar há cerca de um ano. Nos encontros para o Festival da Eurovisão da Canção falou-se já nesta possibilidade", revelou Hugo Andrade. No evento vão competir dançarinos amadores e profissionais. As regras ainda não estão totalmente definidas, já que este é o primeiro ano do concurso, por isso a selecção do par ficou ao critério da RTP. Sónia Araújo e Pedro Silva serão os décimos terceiros no alinhamento da Eurovisão e devem iniciar a actuação ao som do tema Hanky panky de Madonna, em estilo jive, seguindo-se uma dança livre do tema Libertango, de Astor Piazzola, com arranjos de Fernando Martins para assumir uma sonoridade mais portuguesa. A coreografia é do italiano Marco di Camillis, conhecido jurado do Dança Comigo, e os comentários do espectáculo ficam a cargo de Isabel Angelino, acompanhada por Di Camillis e Alberto Rodrigues, da Federação Portuguesa de Dança. A votação final, tal como no Festival da Canção, será através de televoto. Bárbara Cruz

A norte-americana NBC Universal considera Portugal um dos mercados importantes para a expansão internacional do grupo, querendo lançar dois canais de televisão por assinatura no primeiro trimestre de 2008, avançou à Lusa a vice-presidente para a área de comunicação Denise Bassett. "Portugal é um mercado muito importante para a NBC Universal, onde nos queremos expandir", afirmou. Uma das apostas vai ser a estação Rua 13, dedicada a séries e filmes e a outra o canal SCI FI, especializado em ficção científica e fantasia, como filmes, documentários e séries.

Os consumidores podem poupar até 700 euros por ano, se escolherem o supermercado mais barato, alerta a Deco, que visitou 572 estabelecimentos em todo o país. A Deco Proteste comparou mais de 66 mil preços, recolhidos em 133 localidades de norte a sul do país e ilhas, e chegou à conclusão que a cadeia Feira Nova é a mais barata. Na classificação por cadeias de supermercados, a melhor opção a seguir ao Feira Nova é o Continente, que se mantém no segundo posto desde o ano passado. Já as cadeias E. Leclerc, Ecomarché, Jumbo, Minipreço e Pão de Açúcar ocupam o terceiro lugar.
A PSP de Viana do Castelo deteve, domingo, dois homens de nacionalidade romena por furto num shopping de artigos avaliados em mais de 3000 euros, utilizando para o efeito uma espécie de saco blindado, que ilude os sistemas de alarme das lojas. Os sacos são forrados com uma folha de metal muito fina, que bloqueia o sistema de segurança das lojas.
Os indivíduos, de 18 e 19 anos,
já tinham furtado em lojas do Estação Viana Shopping dois computadores portáteis, avaliados em 1600 euros, e vários artigos de roupa de marca, cujo custo rondará os 1400 euros.
A Polícia Judiciária (PJ) de Faro deteve sexta-feira a mãe da recém-nascida encontrada morta quatro dias antes no areal da Praia de Olhos d"Água, em Albufeira. Em comunicado, a Judiciária adianta que a mulher, de 26 anos e em prisão preventiva, negou sempre a gravidez, apesar das suspeitas das pessoas que a rodeavam. Depois do parto, ocorrido em sua casa, a mulher terá lançado a bebé ao mar. Também ontem PJ do Funchal deteve uma mulher de 30 anos por ser suspeita de uma tentativa de infanticídio, através de envenenamento, do filho, um bebé com menos de dois meses de vida.
A Direcção Regional de Agricultura do Norte está a fazer o levantamento dos prejuízos causados pelo mau tempo na região, mas sem perspectivas de apoios estatais aos lesados, disse à Lusa o director regional. O granizo e a fortes chuvadas do fim-de-semana afectaram várias as produções no distrito de Bragança, Carrazedo de Montenegro (Valpaços), no distrito de Vila Real e em Penafiel. "Para este imprevisto existem os seguros de colheita e, se o Estado ressarcisse os prejuízos, estaria a dar vantagem a quem não faz seguros", afirmou Carlos Guerra.
A Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho (ANDST) acusou ontem o Governo de beneficiar as seguradoras em detrimento das vítimas com as alterações que pretende aprovar no Código do Trabalho. No final de um encontro com o assessor do Presidente da República, David Justino, o presidente da ANDST, disse que está "preocupado" com as propostas do Governo na parte referente aos acidentes de trabalho, por entender que em alguns casos "há um retrocesso dos direitos das pessoas com deficiência" e "uma valorização dos interesses económicos".

Sugerir correcção