Morreu o escritor espanhol Francisco Umbral

Foto
Francisco Umbral nasceu a 11 de Maio de 1935, em Madrid, mas passou a infância e adolescência em Valladolid Reuters

O escritor espanhol Francisco Umbral morreu hoje, em Madrid, aos 72 anos de idade, avançou o jornal "El Mundo", o diário com o qual colaborava.

Francisco Umbral foi uma das figuras literárias mais relevantes de Espanha nas últimas décadas, conquistando várias distinções ao longo da sua carreira, nomeadamente o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras, em 1996, e o Prémio Cervantes de 2000.

Assinava, de segunda a sábado, a sua crónica "Os prazeres e os dias" no diário "El Mundo", onde começou a escrever em 1990. A sua última coluna, intitulada "Eugenio d'Ors", tinha sido publicada há um mês, a 28 de Julho.

Os problemas de saúde do escritor madrileno começaram em 2003 e em Agosto deste ano foi hospitalizado com uma pneumonia, na sequência de uma operação aos intestinos.

O escritor acabou por falecer na Clínica Montepríncipe de Boadilla de Monte, em Madrid, onde o corpo será velado hoje à tarde, segundo a agência EFE.

Umbral nasceu a 11 de Maio de 1935, em Madrid, mas passou a infância e adolescência em Valladolid.

Entre os mais de 80 livros que publicou destacam-se "Mortal e a Rosa" (1975), "Madrid 1940: Memórias de um Jovem Fascista" e "E Como Eram as Ligas de Madame Bovary" (2003), todos traduzidos para português, editados pela Campo das Letras.

Sugerir correcção
Comentar