Furacão "Dean" deixa México em pânico

Foto
O Belize também esteve na rota do furacão "Dean" Daniel Leclairs/Reuters

O gigante “Dean”, um furacão de categoria 5, máxima escala de intensidade, ameaça fustigar, nas próximas horas, a zona costeira da península do Iucatão mexicano, com fortes ventos e chuvas intensas. Milhares de turistas, nesta que é uma zona de “resorts” de praia, tiveram de ficar escondidos em abrigos, à espera que o furacão abandone a região. O furacão já passou pela Jamaica, Haiti e Belize.

O furacão “Dean” já matou 11 pessoas nesta sua passagem pelas Caraíbas, com o maior número de vítimas, quatro, registadas no Haiti. No México, em Playa del Carmen, que, juntamente com Cancun, é um dos sítios de férias mais procurados do México, um dos hotéis está a servir de abrigo a 400 pessoas. Chegaram a ter de ficar 12 pessoas por quarto.

Os furacões de intensidade 5 são muito raros e muito violentos. Mas em 2005 ocorreram quatro, entre eles o violento Katrina, que destruiu Nova Orleães, no sul dos Estados Unidos. E o México lembra-se bem do Wilma que, no mesmo ano, atingiu o México “como um monstro”, lembram os locais. Cancun ficou então destruído, como se tivesse passado por uma guerra.

Devido à cada vez maior frequência destas tempestades violentas, os investigadores acreditam que se está perante um efeito das alterações climáticas e que estes furacões de grande intensidade serão cada vez mais frequentes.

O “Dean” atingiu já ventos de 260 quilómetros por hora. Todas as 407 plataformas petrolíferas e de gás do Golfo do México foram fechadas e evacuadas, o que significa que se vão perder mais de 2500 milhões de barris de crude por dia.

O presidente mexicano, Felipe Calderon, já adiou uma visita ao Canadá, onde se iria encontrar com George W. Bush e com o primeiro-ministro canadiano Stephen Harper.

Sugerir correcção
Comentar