Wikimaníacos reunidos em Taiwan

Waldir Pimenta tem 21 anos e acabou este ano o bacharelato em Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Descreve-se como "viciado em wikis" e é um dos quatro editores cabo-verdianos da Wikipedia. Talvez por isso tenha sido convidado para concorrer a uma bolsa que lhe poderia garantir a presença na Wikimania 2007, uma conferência que reune anualmente "wikimaníacos" dos vários cantos do mundo. Foi aprovado e é um dos participantes lusófonos na reunião, que este ano vai decorrer em Taiwan.

O convite surgiu no dia 30 de Abril: "A Wikimania 2007, que terá lugar em Taipé, Taiwan, de 3 a 5 de Agosto, está a oferecer bolsas de viagem para os utilizadores africanos mais activos dos projectos wikimedia. Apesar de já ter acabado o prazo de candidatura, se estiver interessado pode inscrever-se".

"Eu ia estar de férias nessa altura, mas disse para mim mesmo: 'Por que não?' e concorri. Para minha grande surpresa, sou informado pouco tempo depois de que a minha candidatura tinha sido aceite e que me tinha sido concedida uma bolsa", conta Waldir.

A Wikimania vai na terceira edição e é organizada pela Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos responsável por projectos como a Wikipedia (a famosa enciclopédia online que pode ser editada pelos utilizadores) e a Wikimedia Commons (um banco online de ficheiros multimédia). No programa da conferência estão incluídos debates sobre software de código aberto e várias iniciativas para tornar o conhecimento generalizado e de acesso gratuito, preconizadas pelos 9000 projectos wiki já criados em todo o mundo.

"Espero vir a tomar conhecimento de vários pontos de vista sobre questões relevantes do mundo wiki, tais como conhecimento livre, gestão da comunidade, problemas técnicos e propostas de solução, e sobretudo experiências bem-sucedidas que serão partilhadas para serem adaptadas a outras realidades", diz Waldir. Mas o factor social também é importante. "A unidade adicional que os encontros Wikimania fornecem é fundamental na manutenção da comunidade de editores voluntários", sublinha.

Dos projectos wiki o mais conhecido é a Wikipedia, que está entre os dez sites mais visitado. A versão em língua portuguesa tem mais de 276.000 artigos publicados. "Penso que qualquer ser humano dotado de curiosidade e vontade de aprender teria a algum ponto desejado a existência de um repositório de todo o conhecimento humano. Tanto melhor se se pudesse facilmente contribuir para esse repositório", diz Waldir, que em Março deste ano foi nomeado administrador da Wikipedia, passando a ter direitos de operador de sistema.

Mas o espaço wiki não é perfeito: para além de vulnerável a ataques informáticos, apresenta alguns problemas em termos de conteúdo que também vão ser discutidos pelos participantes na Wikimania 2007. Waldir aponta alguns desses problemas: falta de fiabilidade, devido às intervenções de pessoas com intenções maldosas ou participantes inexperientes; insultos entre utilizadores e a falta de um método eficaz que avalie a credibilidade dos editores. "No entanto, ao longo do tempo, soluções vão surgindo e serão colocadas à prova. A lei da selecção natural fará que sobrevivam as práticas mais adequadas", confia o jovem. "Orgulho-me de fazer parte do grupo de pessoas que garante que a próxima geração de humanos vai ter ao seu dispor uma ferramenta muito superior em potencialidades, ainda que falível, a qualquer fonte de conhecimento que possamos ter tido no passado", conclui.

Sugerir correcção
Comentar