Qual o segredo por trás de O Segredo?

O Segredo começou por ser um filme, a seguir surgiu o livro. Rhonda Byrne, uma produtora de TV, revolucionou o mercado da auto-ajuda. Teve uma ideia e com um óptimo marketing conseguiu ser a autora do livro de não-ficção que mais vendeu este ano no mundo. Acaba de ser publicado cá, onde entrou para os tops

a Rhonda Byrne, produtora de televisão australiana, já tinha passado os 50 anos quando viu a sua vida ruir "estrondosamente". O pai tinha morrido e as suas relações estavam num caos. Entrou em desespero. Até aqui tudo normal. Mas um dia a filha ofereceu-lhe um livro e a sua vida mudou. Com essa leitura "vislumbrou o segredo da vida".Como esse segredo estava "escondido" e Byrne é uma mulher generosa, a antiga produtora decidiu fazer um filme sobre ele, e depois um livro. Têm o mesmo nome, O Segredo, e são um fenómeno de vendas mundial.
Ao bom ritmo do "marketing viral", O Segredo veio revolucionar o mercado mundial da auto-ajuda. Está desde 15 de Junho à venda em Portugal, publicado pela Lua de Papel. No espaço de um mês, venderam 40 mil exemplares e têm já em produção uma quarta edição de 15 mil exemplares, que deve ficar pronta no final desta semana, perfazendo um total de 55 mil exemplares.
Internacionalmente, este livro é um marco: há um antes e um depois de O Segredo. Tornou-se o livro de não-ficção que mais vendeu no mundo em 2007.
A mensagem do livro é básica e, segundo psicólogos, cientistas e até alguns dos especialistas que participam nele, não é mais do que trivial bom senso repetido até à exaustão - nada é original. Mas tenta passar a ideia de que toda a teoria por trás do dito segredo tem credibilidade científica. Além de garantir que Platão, Galileu, Shakespeare, Beethoven, Edison, Emerson e Einstein conheciam o segredo e aplicaram as suas fórmulas, o livro cita até as leis da física quântica.
Lidas as 206 páginas de O Segredo, tudo se resume a uma frase: você pode ter tudo o que deseja desde que aplique a fórmula pedir+acreditar+receber. Quer falemos do companheiro para a vida, de felicidade e sucesso, de dinheiro, carros e casas ou do peso ideal.
Segundo este livro - que em seis meses vendeu nos EUA cinco milhões de exemplares - "o Segredo é a lei da atracção".
Ou seja, se tiver pensamentos positivos, atrai pensamentos positivos. Os pensamentos negativos atrairão coisas negativas. E se acreditar na mensagem de O Segredo, "os seus pensamentos tornam-se realidade". Basta dar uma ordem ao Universo, acreditar nesse pedido e estar pronto para o receber.
O livro (e o filme em DVD) é a compilação de centenas de máximas e breves entradas com testemunhos de 24 "especialistas" e "mestres" do Segredo. "Para atrair dinheiro, foque-se na riqueza. É impossível trazer mais dinheiro para a sua vida quando se foca na falta dele." Arranje uma fotografia daquilo que deseja, olhe para ela todos os dias e acredite que já possui esse carro ou essa casa. Se quiser arranjar um marido reserve espaço para o carro dele na garagem ao lado do seu, mesmo antes de ele surgir na sua vida. ""Quanto tempo vai demorar até eu ter o carro, a relação, o dinheiro?" Não tenho nenhum livro de regras que diga que vai levar 30 minutos, três dias ou 30. É algo que tem mais a ver com o facto de você estar alinhado com o Universo", afirma um dos mestres, Joe Vitale, quer no filme quer no livro.
É aqui que, segundo os "mestres" do Segredo, entra a física quântica - a ideia de que "o universo emerge do pensamento" e de que "toda a matéria em nosso redor é apenas um pensamento precipitado".
Entre os 24 professores há dois físicos quânticos, John Hagelin e Fred Alan Wolf. "Gostam de se apropriar das ideias da física para defender os seus disparates. Pensam que isso lhes dá credibilidade, mas só é enganado quem quer", diz Carlos Fiolhais, professor no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Tanto um como outro são representantes do movimento New Age, que já tem uns anos - "devia ser chamado Old Age".
Carlos Fiolhais lembra a citação que o físico Robert Park faz no livro Ciência Vudu (ed. Bizâncio) e que resume tudo: "Um doutoramento em Física não é uma vacina contra a insanidade." A física quântica pode parecer esotérica, mas como qualquer ciência experimental tem sido validada experimentalmente. A ideia da força da atracção descrita no livro é "um chorrilho de disparates": "Uma pessoa quer muito uma coisa e essa coisa vem ter com ela... Se não vier, é porque a pessoa não quis suficientemente essa coisa. Não funciona porque já tentei desejar intensamente a lotaria e nem por isso me saiu!"
Os outros "professores de O Segredo" são especialistas em marketing, em criar riqueza, em transformação pessoal. Há um visionário, um metafísico, uma mestre em Feng Shui. Os mais conhecidos são autores de best-sellers na área da auto-ajuda: Jack Canfield (escreveu Sopa de Galinha para a Alma); John Gray (Os Homens são de Marte, as Mulheres são de Vénus) e Neale Donald Walsch (Conversas com Deus).
Foi na última Feira do Livro de Frankfurt que José Prata, o editor de O Segredo em Portugal, reparou neste livro que lhe parecia trazer um conceito novo na área da auto-ajuda. "Vi em The Secret o imaginário visual de Dan Brown (Leonardo da Vinci, Renascimento), ligado à tese conspirativa de que o segredo existe há muito tempo e tem sido escondido das pessoas. Isto aparece no livro combinado com a corrente da psicologia ligada ao pensamento positivo, que está na moda e é levada muito a sério nos EUA em termos académicos. É na conjugação destes elementos que está o sucesso fantástico do livro."
Um dos truques de tanto sucesso parece ser o nome escolhido: o segredo. "Vamos imaginar que chamamos a este livro "A Evidência", tirávamos-lhe o mistério todo", explica Telmo Baptista, professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa. Existe também a ideia de que há algo que nos foi escondido e "quando se esconde algo há sempre um mapa do tesouro". Tal como outros livros de auto-ajuda, este veicula uma fórmula que serve para toda a gente, que geralmente é simples e nos diz está aqui a chave da tua felicidade.
Bingo!
O Segredo recicla o que outros já disseram. A autora leu The Science of Getting Rich de Wallace D. Wattles (o livro que a filha lhe deu) e chegou aos 24 mestres que participam no seu projecto porque eles já se tinham referido à lei da atracção nos seus livros ou palestras. "É a mesma mensagem divulgada em centenas de livros, mas apareceu divulgada num filme". Esta é a grande diferença na opinião de Joe Vitale, um dos professores de O Segredo que há 20 anos era um sem-abrigo e hoje é marketeer. "Encostarmo-nos num sofá a ver um DVD é mais fácil do que ler um livro. É a mesma mensagem mais simples e com mais entretenimento", explicou por e-mail ao P2.
Da estratégia de marketing fez parte um teaser do vídeo colocado online e um trailer enviado para as listas de e-mail dos que participam no filme. "O passa a palavra funcionou. Tornou-se num movimento de marketing viral. Tornou-se um best-seller assim que foi lançado. A estratégia funciona porque é simples, visual e é uma mensagem de que as pessoas sentiam falta", afirma Vitale.
Não sabemos se a mensagem de O Segredo funciona porque é uma mensagem de que as pessoas sentiam falta como diz Vitale. O que sabemos é que tanto o filme como o livro são muito eficazes a passar a sua mensagem. O filme serve-se de todos os meios técnicos e truques, do cinema, do documentário, da publicidade, para cativar o espectador (várias cenas de época e muitos efeitos) e levá-lo a não colocar em causa o que lhe é dito. É como se estivéssemos a ver um canal de televendas ou um tempo de antena com níveis de produção muito bons. Rhonda Byrne começou a sua carreira na rádio, mas também já fez programas de televisão que exportou para todo o mundo.
A negociação para editar o livro em Portugal arrastou-se durante dois meses e concretizou-se ainda antes de Oprah Winfrey ter dedicado um programa a The Secret e uma semana depois ter voltado ao assunto por causa da reacção dos telespectadores. Bingo! A partir do dia em que a apresentadora de televisão americana afirmou que sempre tinha vivido segundo O Segredo mas não o sabia, o livro entrou nas listas de best-sellers. Já foi vendido para 33 países, saiu no Brasil, no Canadá, em Inglaterra, na Alemanha, em Espanha, França e Portugal e parece funcionar em todos os mercados.
Desde que o sucesso lhe bateu à porta Rhonda Byrne não dá entrevistas e está concentrada em fazer O Segredo II. Vários dos mestres de O Segredo estão agora a escrever livros que vão ser publicados pela editora norte-americana Simon & Schuster, que entretanto comprou a primeira editora que publicou o livro na América para conseguir adquirir os direitos.
Na Book Expo America 2007, a feira do livro que decorreu o mês passado em Nova Iorque, o segredo estava no ar. Apareceram livros de gestão, ficção ou de auto-ajuda que estavam a ser vendidos pelos agentes literários como sendo "imbuídos do espírito de O Segredo". Só alguns vão conseguir vingar no mercado, tal como aconteceu com os derivados de O Código Da Vinci, de Dan Brown. "É natural que as pessoas queiram lançar produtos que são spin-offs de produtos de sucesso: apanha-se o comboio para chegar às estrelas. Toda a gente está a tentar ligar-se ao segredo para ver se consegue vender mais do seu produto", explica Vitale.
O mercado do segredo
Em Portugal, já existem várias associações que dão palestras e fazem workshops sobre O Segredo. Daniel Sá Nogueira, formador na área do desenvolvimento pessoal que criou a empresa WeCreate, é um deles. É um especialista em Life Coaching ou Desenvolvimento Pessoal, ou seja, ajuda as pessoas a atingirem objectivos. Para ele, a mais-valia de O Segredo é a forma como comunicam a mensagem. "Conseguem chegar tanto ao freak oriental, reikiano, ioguiano, obcecado pela espiritualidade como ao executivo. É feito para as massas, é muito Hollywood." Se fosse um filme com "pessoas vestidas de branco, rodeadas de incenso e de velas, em estado meditativo a dizerem "o mundo é único"" não funcionaria da mesma maneira. "É espectacular, muito bem feito." É evidente que "um dos motivos por que as pessoas conseguem atingir resultados é porque se focam diariamente naquilo que querem. Parece magia. Estas pessoas podiam dizer "Eu tive sucesso porque trabalhei muito, porque tive sorte, porque mereci". Mas afirmam "Eu tive sucesso porque confiei que se focasse todos os dias a minha energia naquilo que eu queria, o iria obter"", acrescenta Sá Nogueira. Dá o exemplo de uma mulher que participou no seu workshop deixou o emprego para ser professora de dança oriental e, em meses, já apareceu em revistas e na televisão. "Foi por causa de O Segredo? Não sei. O importante é que conseguiu focar-se naquilo que queria e de repente estava a conseguir."
O livro baseia-se em testemunhos de pessoas que são exemplos americanos, na lógica do self-made men, e configura uma narrativa de sucesso para o triunfo. "São histórias épicas de uma outra forma", diz o psicoterapeuta Telmo Baptista e é essa a explicação que encontra para o livro ser um fenómeno de sucesso global.
"Na mensagem de O Segredo há a ideia muito anglo-saxónica: "Se tu quiseres não há limites para ti." É uma ideia interessante, mas de alguma forma não tem em conta as circunstâncias", conclui.
E onde entra a psicologia positiva? Telmo Baptista explica que esta corrente fala do papel importante das expectativas positivas e da educação por optimismo e de como isso nos pode dirigir para uma acção. Mas não é isso que ele vê em O Segredo. "Vejo muito mais a magia que acontece do que uma acção em consequência de qualquer coisa", afirma. O formato do livro, o estilo de letra, as imagens do lacre em relevo, a cor de papiro antigo tenta dar a ideia de ser um objecto mágico. A magia, afirma o psicoterapeuta Telmo Baptista, dá a ideia de que tudo acontece sem que se tenha de fazer muito para isso.
Alexandre Neto, coach e trainer que está ligado a Neale Donald Walsch, um dos professores que participam em O Segredo, criou a New Freedom. Têm o mini-workshop chamado A Lei da Atracção e prometem que tudo é simples: "Quer saber como conseguir o que deseja sem fazer nada? Pense em tudo o que gostaria de ter, saiba como conseguir e arrisque-se a tê-lo. O poder está dentro de si." Na New Freedom, passam o filme, que deve se visto sete vezes, e dão instrucções: "Se eu posso perder 10 minutos em meditação diariamente e focalizar-me no que eu quero, nas imagens e no sentir, essa é uma forma muito funcional de eu programar o meu inconsciente e de conseguir mudar a minha vida." Dizem que defendem uma nova espiritualidade, que não há limites: "Dizemos o segredo de O Segredo. Falamos da bidireccionalidade das emoções,
dos pensamentos", continua Alexandre Neto.
Também no seu próximo livro Joe Vitale explica porque é que para algumas pessoas o segredo não está a funcionar por mais que tentem. Em The Key: The Missing Secret to Attracting Whatever You Want este "mestre de O Segredo" vai explicar que "se você estiver a experimentar a lei da atracção e sentir que não está a funcionar é porque existe um bloqueio no seu inconsciente."
Preparem-se. É a próxima fase: livros a explicarem porque é que consigo não funcionou o segredo e outros a desvendarem o que os mestres do segredo ainda não revelaram.

Sugerir correcção