Torne-se perito

No passado 18 de Junho de 1815

O túnel da Mancha veio tornar os velhos inimigos França e Inglaterra mais próximos. Mas basta a um francês apanhar um comboio de Paris até Londres para desembarcar na grandiosa estação de Waterloo e lembrar-se da derrota francesa com o mesmo nome. A batalha é o símbolo do final de uma guerra que arrastou pelos campos os dois tradicionais inimigos. Faz hoje 192 anos que o ambicioso Napoleão Bonaparte foi derrotado em Waterloo, povoação 13 quilómetros a Sul de Bruxelas (Bélgica), às mãos do britânico Duque de Wellington e do seu aliado General Bluchner, da Prússia, pondo assim fim à era napoleónica. Em Waterloo Napoleão rendeu-se (lembram-se da canção dos Abba?) e pôs fim a uma guerra de 23 anos que começou com as guerras que se seguiram à Revolução Francesa, em 1792, e às guerras napoléonicas, desde 1803. Bonaparte tinha 72 mil homens para lutar contra os 68 mil de Wellington, a que depois se juntaram reforços prussianos de surpresa.
Do lado francês, houve 25 mil homens mortos e feridos, e nove mil capturados. Os aliados britânicos e prussianos perderam cerca de 23 mil homens.
Napoleão regressou a Paris a 22 de Junho abdicando a favor do seu filho. Os britânicos enviaram-no para o exílio na remota ilha de Santa Helena, no Atlântico próximo da costa de África, onde passou o resto dos seus dias. C.G.

Sugerir correcção