Torne-se perito

Autor do blogue que iniciou caso sobre licenciatura de Sócrates ouvido como arguido

a O professor do ensino superior António Balbino Caldeira, autor do blogue que iniciou a investigação sobre a licenciatura do primeiro--ministro, José Sócrates, vai ser ouvido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) em dois inquéritos relacionados com este caso, num como arguido e noutro como testemunha.
Quem o diz é o próprio, que contou ontem no seu blogue que foi notificado. "Acabo de ser convocado para prestar declarações como arguido no âmbito de inquérito judicial relativo ao assunto do percurso académico (e utilização do título de engenheiro) de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa", escreveu ontem Balbino Caldeira no seu blogue, Do Portugal Profundo. E acrescenta: "Além de outra convocação para depoimento como testemunha noutro inquérito relativo ao mesmo dossier Sócrates". O professor diz ainda que desconhece "o(s) crime(s)" de que é suspeito e explica que primeiro recebeu um telefonema de um funcionário judicial do DCIAP, seguido da confirmação das duas notificações por fax.
Contactado pelo PÚBLICO, Balbino Caldeira não quis prestar declarações, remetendo o assunto para o seu blogue. A Procuradoria-Geral da República também se recusou a dar qualquer esclarecimento sobre este novo episódio sobre a licenciatura do primeiro-ministro.
Em Maio, o PÚBLICO noticiou que o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, ordenou que "todas as denúncias e documentos" remetidos à Procuradoria, incluindo várias cartas anónimas e uma do advogado José Maria Martins, fossem canalizados para a coordenadora do DCIAP, Cândida Almeida.
Por despacho de Pinto Monteiro, "todas as denúncias e documentos remetidos relacionados com a Universidade Independente foram entregues à procuradora-geral adjunta, para que investigue o que for necessário, sem prejuízo das investigações já em curso", referiu, na altura, o gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral ao PÚBLICO.

Sugerir correcção