Interrupção de trabalhos no túnel do Marquês custou quatro milhões de euros

Foto
Carmona Rodrigues diz que "muitas pessoas fizeram tudo para que a obra não tivesse sido feita" Rui Gaudêncio/PÚBLICO (arquivo)

O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, avaliou em quatro milhões de euros os custos provocados pela interrupção das obras de construção do túnel do Marquês de Pombal, que abre ao trânsito às 20h00 de hoje.

Para Carmona Rodrigues, que falava na cerimónia de inauguração da obra, a interrupção dos trabalhos, motivada por uma providência cautelar interposta pelo advogado e actual vereador eleito pelo Bloco de Esquerda (BE), José Sá Fernandes, não foi razoável. "Muitas pessoas fizeram tudo para que a obra não tivesse sido feita, apesar de ter sido referendada nas eleições", sublinhou o autarca.

O actual presidente do município de Lisboa manifestou-se orgulhoso pela inauguração do túnel, uma obra iniciada no mandato de Pedro Santana Lopes e concluída com mais de dois anos de atraso. "Estou orgulhoso por darmos hoje cumprimento ao compromisso do dr. Pedro Santana Lopes aos lisboetas", afirmou Carmona Rodrigues no discurso de inauguração do Túnel do Marquês.

Santana Lopes esteve ausente da cerimónia apesar de ter sido convidado, não tendo igualmente comparecido a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz.Os vereadores do PS e PCP estiveram ausentes da cerimónia para poderem participar no desfile comemorativo dos 33 anos do 25 de Abril, que se realizava à mesma hora da inauguração do túnel e também na zona do Marquês.

O autarca sublinhou ainda que o túnel vai permitir poupar milhares de horas de condução aos automobilistas por ano e melhorar a circulação naquela zona da cidade, acrescentando ainda a poupança de 800 toneladas de dióxido de carbono no espaço de dez anos como uma das vantagens da obra.

Carmona Rodrigues não respondeu a perguntas dos jornalistas, tendo abandonado o túnel poucos minutos após terminar o seu discurso.

O túnel do Marquês abre hoje ao trânsito às 20h00, à excepção da saída para a Avenida António Augusto de Aguiar, por concluir devido às obras no Metropolitano de Lisboa.

Com uma extensão de 1725 metros, desde a entrada nas Amoreiras até à saída para a Avenida António Augusto de Aguiar, o túnel é composto por três entradas e cinco saídas e tem um limite de velocidade de 50 quilómetros por hora.

Sugerir correcção
Comentar