Projecto do arquitecto Manuel Salgado, "sonho" do presidente do FC Porto

Vai ter 2007 lugares e ficará ao lado do Estádio do Dragão, também desenhado por Manuel Salgado. Obras do novo pavilhão começam em Julho e devem durar 18 meses

a Pinto da Costa passou o dia de ontem em várias cerimónias programadas para assinalar os seus 25 anos como presidente do FC Porto e numa delas deu o primeiro passo para concretizar aquilo que classificou como "um sonho": lançou simbolicamente a primeira pedra do novo pavilhão do clube, a construir junto ao Estádio do Dragão, que irá albergar as modalidades portistas (hóquei em patins, basquetebol e andebol). Com um custo estimado de 11 milhões de euros, a nova infra-estrutura, designada por Dragão Caixa (devido à parceria com a Caixa Geral de Depósitos), tem o início das obras marcado para Julho próximo e a conclusão prevista para Dezembro de 2008. O presidente do FC Porto quer que os prazos sejam cumpridos e pediu mesmo ajuda a Deus para que nada corra mal. "Peço ao senhor padre [Jorge Duarte] que se concentre e que benza bem esta pedra, porque o projecto da piscina olímpica não foi benzida e ela nunca chegou a sair do papel", disse Pinto da Costa, sempre bem-disposto durante a cerimónia que decorreu numa tenda instalada no local onde será construído o novo pavilhão. "É muito importante que o pavilhão esteja pronto daqui a 18 meses. Este era um sonho não-concretizado", insistiu o líder portista, que deu a entender ter encontrado neste projecto a motivação necessária para avançar para mais um mandato à frente do clube. Por aquilo que disse ontem à noite no jantar de gala, será mesmo o seu último.
Tal como aconteceu com o Estádio do Dragão, Manuel Salgado foi o arquitecto escolhido para desenhar o pavilhão. O autor da obra referiu que o projecto do novo edifício - ficará assente num sistema de pilares e vai preencher o vazio actualmente existente entre o Estádio do Dragão e a Via de Cintura Interna do Porto - teve alguns problemas devido ao espaço onde irá ser construído. "O maior desafio foi encaixar este pavilhão, com uma arena rectangular, num lote de terreno (8300m2) com uma geometria irregular e com dimensões muito reduzidas na sua largura."
Manuel Salgado disse ainda que a possibilidade de construir um pavilhão multiusos foi excluída, optando-se por edificar um recinto simplesmente vocacionado para as modalidades, com a arena colocada no centro, o único local possível pela largura, contando com uma bancada longitudinal e outras duas nos topos. Um dos lados do campo ficará encostado a uma das paredes. Durante os eventos desportivos terá 2007 lugares (1868 em bancadas, 121 camarotes e 18 destinados aos jornalistas). O edifício está dotado ainda com uma sala VIP, que poderá ser utilizada autonomamente, e foi concebido de forma a reduzir os custos de exploração, nomeadamente no que diz respeito aos custos energéticos.
Elogio de Armando Vara
O trabalho foi elogiado por Pinto da Costa. "Queremos ter sempre entre nós um dos melhores, como é o caso. Só não o convido para fazer o meu mausoléu porque quero ser cremado", brincou o presidente do FC Porto, que se encontrava acompanhado pelos principais dirigentes do clube, bem como de Armando Vara, administrador da Caixa Geral de Depósitos, um banco que volta a patrocinar equipamentos desportivos, à semelhança do que já acontece com o centro de estágio do Benfica. O dirigente da Caixa enalteceu a capacidade do FC Porto para "competir e vencer entre os melhores do mundo". "É um clube forte e com uma grande marca global. A Caixa Geral de Depósitos associa-se, com prazer, a marcas desta dimensão."
Com este projecto, os responsáveis do clube querem reeditar aquilo a que chamam "tardes portistas", em que os adeptos assistem a um desafio das modalidades amadoras, seguindo depois para o Estádio do Dragão para seguirem o jogo de futebol. Para já, os adeptos do FC Porto podem apreciar a peça que simboliza a primeira pedra e que contém uma camisola de cada equipa das três modalidades (hóquei, andebol e basquetebol), autografadas por cada plantel, uma bola de cada um dos desportos, sendo que a do hóquei em patins se encontra acompanhada por um stick. A peça vai depois decorar uma das salas do novo equipamento.
O pavilhão tem um custo previsto de 11 milhões de euros. Com ele, o clube quer reeditar as "tardes portistas"
00%

Sugerir correcção