Torne-se perito

Maior rede europeia de investigação aplicada instala-se em Portugal

400 milhões de euros foram investidos pelas empresas portuguesas
em investigação e desenvolvimento
durante 2005
a O Estado português assinou ontem, no Porto, um "memorando de cooperação" com a Sociedade Fraunhofer, anunciada como a maior organização europeia de laboratórios de investigação aplicada. O acordo prevê a instalação de um Instituto Fraunhofer em Portugal - o primeiro fora da Alemanha, onde existem 56 - e a realização de uma série de projectos de colaboração com empresas portuguesas. A cerimónia serviu ainda para a apresentação de alguns dos 100 "negócios" de base tecnológica, criados nos últimos dois anos com o apoio da Agência de Inovação, e anunciar algumas iniciativas do programa CiênciaValor, como o apoio ao registo internacional de patentes.
Logística, indústria automóvel e aeronáutica, biotecnologia e nanotecnologia são algumas das áreas de investimento do futuro Instituto Fraunhofer em Portugal. Segundo adiantou ao PÚBLICO José Encarnação, responsável da sociedade alemã e principal impulsionador do projecto, a instalação deverá acontecer no início de 2008 e, possivelmente, no Norte do país. A aposta em Portugal para a instalação do primeiro instituto da sociedade fora da Alemanha, segundo argumentou, explica-se pela sua influência pessoal no processo, mas também pela "boa reputação ao nível dos seus cientistas, investigação e da qualidade de brainware" dos portugueses.
O acordo foi assinado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Agência para a Sociedade do Conhecimento e a Sociedade Fraunhofer, e reconhecido pelo ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, e pelo secretário de Estado alemão para a Educação e Investigação, Frieder Meyer-Krahmer.

Sugerir correcção