Parlamento tem dois registos biográficos de José Sócrates datados de 1992

Foto
José Sócrates Nuno Ferreira Santos/PÚBLICO

A Assembleia da República tem dois registos biográficos de José Sócrates datados de 1992. Num deles está escrito que o então deputado era licenciado em Engenharia Civil e tinha como profissão engenheiro e noutro, da mesma data, lê-se que Sócrates tinha um bacharelato em Engenharia Civil e a profissão de engenheiro técnico.

Esta informação foi enviada ao PÚBLICO pela secretária-geral da Assembleia da República, Adelina Sá Carvalho.

O registo de José Sócrates como sendo licenciado em Engenharia Civil, inscrito na Biografia dos Deputados publicada em 1993, foi um lapso a que o primeiro-ministro é alheio, segundo informação do gabinete do primeiro-ministro.

De acordo com uma nota divulgada ontem à tarde, "nas indicações curriculares fornecidas pelo então deputado José Sócrates aos serviços da Assembleia da República, tanto na V Legislatura (1987-91) como na VI Legislatura (1991-95), foi expressamente mencionada pelo próprio a sua condição de Engenheiro Técnico e de titular do Bacharelato em Engenharia Civil".

Os assessores de imprensa de José Sócrates, citados pela TSF e pela RR, justificaram a falha ou com um erro de secretaria, imputável aos serviços administrativos da Assembleia da República, ou com uma informação errada prestada pelo grupo parlamentar do PS.

Por sua vez, os serviços administrativos do Parlamento explicaram que a Biografia dos Deputados, publicada em cada legislatura, apenas copia os dados fornecidos pelos próprios deputados, num impresso destinado especificamente a essa finalidade.

José Sócrates, eleito deputado pelo PS, surge no livro editado pela Assembleia da República, relativo à VI Legislatura (1991-1995), com uma "licenciatura em Engenharia Civil", numa altura em que apenas era bacharel pelo Instituto de Engenharia Civil de Coimbra. O grau de licenciado, segundo o próprio, só foi adquirido em 1996, após ingressar na Universidade Independente. No mesmo registo biográfico, lê-se ainda que o então deputado tinha como profissão "engenheiro".

Estas informações foram alteradas relativamente à Biografia dos Deputados da legislatura anterior, entre 1987 e 1991. Nesse livro, José Sócrates aparece, correctamente, como tendo um "bacharelato em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra". No local que indica a profissão surge "engenheiro técnico civil".

Sugerir correcção
Comentar