Comissão Europeia aprova subsídio para construção de fábrica de papel em Setúbal

A fábrica da Portucel-Soporcel envolve um investimento de 542 milhões de euros
Fotogaleria
A fábrica da Portucel-Soporcel envolve um investimento de 542 milhões de euros David Clifford/PÚBLICO (arquivo)
Fotogaleria

A Comissão Europeia aprovou hoje a atribuição pelo Governo português de um incentivo fiscal de 38 milhões de euros a uma empresa subsidiária do grupo Portucel-Soporcel, para a construção de uma fábrica de papel em Setúbal.

A redução do pagamento de impostos à empresa About the Future insere-se no programa de apoios de Estado que a Comissão Europeia defende serem compatíveis com as regras do Mercado Único.

A comissária europeia para Concorrência, Neelie Kroes, disse estar satisfeita com a aprovação "deste relevante investimento no sector da produção de papel na Europa e que contribuirá para o desenvolvimento regional e a criação de emprego em Portugal, sem distorcer as regras da concorrência".

A nova fábrica terá capacidade para produzir 500 mil toneladas de papel por ano e envolve um investimento de 542 milhões de euros, recebendo um apoio na ordem dos 37,95 milhões de euros.

O projecto deverá criar 180 postos de trabalho em Setúbal, uma região com um Produto Interno Bruto "per capita" de 60,8 por cento da média europeia, elegível para receber fundos da ajuda regional ao desenvolvimento de determinadas áreas económicas.

Sugerir correcção
Comentar