Rússia: explosão em mina na Sibéria faz pelo menos 71 mortos

Foto
As equipas de socorro já resgataram 75 mineiros Reuters

Pelo menos 71 pessoas morreram hoje numa explosão de gás metano numa mina de carvão em Kemerovo, na região da Sibéria ocidental. As equipas de socorro já resgataram 75 mineiros, mas continuam no local em busca de eventuais trabalhadores que ainda se encontrem presos no interior da mina.

“Os corpos de 71 mineiros foram encontrados e 75 pessoas foram salvas”, confirmou um porta-voz do Ministério das Situações de Emergência em Moscovo. Este é já o mais grave acidente mineiro na região nos últimos dez anos.

Segundo as autoridades locais, na altura da explosão, ocorrida na mina de carvão de Novokouznetsk, encontravam-se 200 mineiros a trabalhar. A empresa que explora a mina situa o número de trabalhadores em 183. Com base nestes números, as equipas de socorro estimam que se encontrem ainda no interior da mina 54 mineiros, desconhecendo-se em que estado se encontram.

De acordo com o governador da região, Aman Touleiev, o acidente terá sido provocado pelo “desabamento” de carvão que provocou o aluimento de uma das galerias da mina. “O metano ter-se-á concentrado, em seguida, em certas partes da mina, pronto a explodir”, continuou o governador.

O porta-voz do Ministério das Situações de Emergência indicou que “as equipas de socorro começaram a abrir caminho entre os escombros” e que “duas equipas operacionais do ministério foram enviadas para o local”.

Perante a gravidade da situação, o ministro das Situações de Emergência, Serguei Choigou, recebeu ordens de Moscovo para se deslocar até à região para se reunir com o governador Aman Touleiev, que dirige as operações de socorro.

Sugerir correcção
Comentar