Supremo anulou o único casamento homossexual em França, despertando a discussão política

a O Supremo Tribunal francês anulou ontem um casamento entre dois homens, que era o primeiro e único em França. A mais alta instância judicial em Paris estabeleceu que "o matrimónio é a união de um homem e de uma mulher" e assim Stéphane Chapin e Bertrand Charpentier deixaram de estar legalmente casados."Apenas a adopção de uma nova lei (...) poderia fazer evoluir este estado de coisas", escreveram os juízes do Supremo Tribunal, num comunicado citado pelo diário Le Monde.
Chapin e Charpentier casaram-se em Junho de 2004 aproveitando um vazio na lei francesa. Caroline Mecary, advogada de ambos afirmou, citada pelo jornal espanhol El País, que o código civil é omisso sobre a definição de matrimónio. Foi o presidente da Câmara de Begles, região de Bordéus (Sudoeste), que autorizou o casamento.
Noel Mamere, do partido Os Verdes, falou ontem à BBC sobre a decisão do tribunal, dizendo que não ficou surpreendido: "Faz parte de uma concepção conservadora do casamento". Mas não lamenta o que fez - e lhe valeu um mês de suspensão por ordem do então ministro do Interior (e hoje chefe do Governo) Dominique de Villepin.
Mamere disse ainda que estava a tentar "dar direitos a uns sem tirar a outros", e "a pôr em prática a Convenção Europeia para os Direitos Humanos que proíbe a discriminação". Ainda deputado, Mamere fez em 2004 uma proposta ao Parlamento para permitir o casamento homossexual, mas nenhum dos grandes partidos apoiou a proposta.
A candidata presidencial dos Verdes, Dominique Voyet, sublinhou que o seu partido é a favor "do matrimónio de todos e de todas". A socialista Ségolène Royal defendeu a igualdade de direitos para todos os casais. Já Nicolas Sarkozy, o ministro do Interior e candidato do partido no Governo (UMP; direita) não se pronunciou sobre o assunto. O centrista François Bayrou defende a adopção por homossexuais mas afirmou que o casamento deveria continuar reservado aos casais heterossexuais.
Em França existem, desde 1999, uniões de facto entre casais do mesmo sexo, mas estas conferem apenas alguns dos direitos do casamento.

Sugerir correcção