Torne-se perito

Globos de Ouro são cada vez mais os prémios da SIC e para a SIC

Este ano foram criadas novas categorias para premiar exclusivamente caras da estação de Carnaxide

a Setenta e dois profissionais e produções da área do Cinema, Música, Teatro, Moda, Desporto e Televisão disputam a 12ª edição dos Globos de Ouro, iniciativa conjunta da SIC e da revista Caras, anunciou ontem a organização do evento. A gala, com transmissão em directo pelo canal de Carnaxide, no dia 1 de Abril, um domingo, após o Jornal da Noite, vai ser realizada na praça de touros do Campo Pequeno (Lisboa).O evento será inspirado no tema "Amor e Paixão" e vai ser apresentado por Bárbara Guimarães, estando previsto o envolvimento de outras caras da estação do grupo Impresa. "O objectivo é que todas as caras da SIC, seja da área da informação, da ficção ou dos canais temáticos, estejam envolvidas no evento", afirmou o director de programas da SIC, Francisco Penim.
As escolhas dos notáveis
A lista dos 72 nomeados é resultado das escolhas de uma comissão de notáveis, 10 elementos para cada categoria a concurso, sendo que a escolha dos vencedores será da responsabilidade da organização, à excepção dos conteúdos relacionados com a televisão que será o público a escolher por votação telefónica.
98 Octanas, de Fernando Lopes, Coisa Ruim, de Tiago Guedes e Frederico Serra, Transe, de Teresa Villaverde, e Viúva Rica Solteira não Fica, realizado por José Fonseca e Costa, são os títulos nomeados para a categoria de melhor filme.
Para Melhor Actriz do ano, a escolha será entre Ana Moreira, Isabel Ruth, Carla Chambel e Manuela Couto. O prémio masculino é discutido entre Afonso Pimental, José Pedro Gomes, Marco d"Almeida e Rogério Samora .
No Desporto, Cristiano Ronaldo, Deco, Ricardo Carvalho e Simão vão disputar o galardão de melhor Jogador de Futebol. José Mourinho, Jesualdo Ferreira, Manuel José e Paulo Bentosão os quatro treinadores portugueses eleitos para a fase final destes prémios.
Para o título de Melhor Desportista, os quatro eleitos foram: Francis Obikwelu (atletismo), João Garcia (alpinismo), Telma Monteiro (judo) e Vanessa Fernandes (triatlo).
Na música, André Sardet, Jacinta, Sam the Kid e Sérgio Godinho vão disputar o galardão de Melhor Intérprete Individual, enquanto o vencedor do prémio Melhor Grupo estará entre os Cool Hipnose, Dead Combo, Fingertips e The Gift. O galardão para o grupo ou solista revelação do ano é uma das novidades (substitui o prémio de melhor canção) e será disputado por Cindy Kat, Mikael Carreira, Nigga Poison e Yolanda Soares.
No Teatro, as peças seleccionadas são as produções As Vampiras Lésbicas de Sodoma (encenação de Juvenal Garcês), Música no Coração (Filipe La Féria), Por Detrás dos Montes (Miguel Seabra) e The Pillowman, encenada por Tiago Guedes. Manuela de Freitas, Maria do Céu Guerra, Maria João Luis e Teresa Gafeira são as actrizes propostas e, entre os actores, os escolhidos foram António Fonseca, Gonçalo Waddington, João Lagarto e Rui Mendes.
Na área da Moda, Felipe Oliveira Baptista, Filipe Faísca, Miguel Vieira e Storytailors estão nomeados. As modelos femininas Alice, Elsa, Telma Santos e Ana Isabel foram aquelas que mais se destacaram ao longo do ano passado; entre os homens, a escolha recaiu nos modelos Gonçalo Athias, Nuno Lopes, Pedro Guedes e Rodrigo Soares.
Uma nova categoria, "Momentos 2006", estará relacionada com a área de televisão mas apenas com os formatos de ficção e de entretenimento da SIC. Com a votação do público, a estação propõe seleccionar "O melhor beijo", "O melhor vilão" e o "O melhor herói" do ano passado. Os actores Luciana Abreu (Floribella) e Nicolau Breyner, e os apresentadores Fátima Lopes e Cláudio Ramos são alguns dos nomes escolhidos para estes três prémios. A organização vai ainda distinguir, como em edições passadas, uma personalidade portuguesa, ainda por anunciar, com o Globo de Mérito e Excelência.
Lusa

Sugerir correcção