Yu Dabao, a jovem "pérola" chinesa que já começou a marcar golos no Benfica

Tem apenas 18 anos e chegou há duas semanas. Alinha nos juniores do clube "encarnado",
onde já é vedeta, é o primeiro futebolista da China a jogar em Portugal e admira Rui Costa

a A bancada do principal relvado do centro de estágio dos "encarnados", no Seixal, estava a abarrotar no sábado. É verdade que um Benfica-Sporting atrai sempre muita gente, mesmo em juniores, mas a justificação para a enchente não se resumia à rivalidade entre "águias" e "leões". Havia outro motivo: Yu Dabao.Ele é o primeiro jogador chinês do Benfica, o primeiro futebolista do gigante asiático a jogar em Portugal. Com apenas 18 anos, Yu Dabao está a deslumbrar todos no clube. Apesar de ter feito apenas dois jogos oficiais, a fama de goleador espalhou-se rapidamente. E a curiosidade tornou-se tão grande que anteontem vários milhares fizeram questão de ver com os seus próprios olhos "a pérola", como já lhe chamam. Mas não serão tantos elogios exagerados? Afinal de contas, Dabao está em Portugal há pouco mais de duas semanas. A resposta tem sido dada pelo asiático, em campo: na primeira partida oficial, frente ao Portimonense, marcou três golos, acertou duas vezes nos postes e fez uma assistência para golo. E se no segundo encontro, contra o Sporting, ficou em branco, o Benfica também não conseguiu marcar.
Dabao é diferente
Se pensa que Dabao personifica aquele estereótipo do futebolista chinês - pequeno, frágil e inocente - ,esqueça. Ele é exactamente o contrário. O que o torna diferente, além da origem, é a sua frieza em frente à baliza. Dabao não é apenas um avançado, é um goleador. Tanto Bruno Lage, como Renato Paiva, respectivamente treinador principal e técnico adjunto da equipa de juniores, sublinham a sua capacidade para fazer golos. Os índices de finalização do jovem ponta-de-lança chinês são assombrosos. "É um jogador acima da média para o escalão. Na "cara do golo" tem classe, é frio", explica Lage.
O internacional sub-17, sub-18 e sub-19 chinês não facilita, nem nos treinos, onde não há o ambiente de competição dos jogos. "Em dez situações de golo, marca nove", garante Renato Paiva. E é esta capacidade que está a deslumbrar os responsáveis benfiquistas. Outra das qualidades elogiadas a Dabao é a sua cultura táctica, "muito elevada para a idade que tem", que lhe permite jogar com facilidade em diferentes esquemas tácticos.
Não é a primeira vez que Dabao está no Benfica - em Outubro do ano passado ficou à experiência dois meses. Mas as suas qualidades foram tão evidentes que os "encarnados" avançaram para a sua contratação. Depois de ter regressado à China, o avançado voltou há pouco mais de duas semanas e irá terminar a época a jogar pelos juniores. No final da temporada será decidido o seu futuro (o passe custa 400 mil euros), mas Rosário e Justino, adjuntos de Fernando Santos, treinador dos séniores, já observaram o jogador.
Agarrado aos pauzinhos
Dabao vive no centro de estágio do clube, no Seixal. E foi lá que falou ao PÚBLICO. Pouco surpreendido por merecer o interesse da imprensa portuguesa e chinesa (um jornal chinês também aproveitou a ocasião para o entrevistar, ajudando na tradução), apareceu com um par de pauzinhos na mão. Há hábitos que não se alteram facilmente e Dabao não abdica dos seus "talheres".
A mudança de país, de continente, de civilização não parece incomodá-lo. Dabao é natural da cidade de Qing Dao, que fica a cerca de uma hora e meia de avião de Pequim e de Xangai, onde vivia com os pais (é filho único). A solidão que enfrenta no Seixal mata-a a ler e a estudar inglês e português. Já sabe dizer "obrigado" e contar até três - os golos que já marcou.
Para o ano, espera jogar na equipa principal do Benfica, quem sabe ao lado de Rui Costa, o jogador português que mais admira. Lá fora, prefere o brasileiro Kaká (AC Milan). Futebolistas habilidosos. Talvez mais do que Dabao, mas o chinês espera que os golos o tornem tão famoso como os seus ídolos.

Sugerir correcção