Né Barros, de asas abatidas no Teatro São João

With Drooping Wings, revisão da ópera Dido e Eneias de Henry Purcell, dá hoje início ao ciclo Movimentantes

Ela acha que tem dupla personalidade coreográfica: às vezes é a coreógrafa que trabalha com materiais textuais pré-existentes (materiais trágicos ou materiais épicos: bigger than life, portanto), às vezes é a coreógrafa obcecada com as questões da circulação (o trânsito entre não-lugares, sim-lugares e pata-lugares) e do território (a paisagem humanizada, a paisagem inteligente, diz). Às vezes também é as duas coisas ao mesmo tempo, como agora: With Drooping Wings, a criação que Né Barros hoje estreia no Teatro Nacional S. João (TNSJ), Porto, é uma visita a materiais textuais pré-existentes (o mito de Dido e Eneias, na versão para ópera de Henry Purcell) e também um ensaio sobre a circulação e o território (as personagens fixam no chão, a giz, o percurso que fazem em cima do palco: "É nesse jogo entre o palco e a plateia que os bailarinos vão demarcando o próprio território da tragédia: há como que uma objectivação do trágico como percurso, como processo, como movimento", explica).
Primeiro módulo de um compacto programado pelo TNSJ (ver caixa), With Drooping Wings está ainda assim muito mais próximo da primeira Né Barros (podia ser a segunda: a ordem é aleatória). "Este é um projecto em que eu comecei a trabalhar há cinco anos: inicialmente pensei isto como uma ópera com bailarinos, mas depois fui reformulando o formato até decidir assumir a banda sonora, a ópera Dido e Eneias do Henry Purcell, mas fazendo uma adaptação dramatúrgica a uma ideia de corpos em movimento. Há muitas coisas que me interessam no Dido e Eneias: gosto muito do período barroco, gosto muito da obra de Henry Purcell e gosto muito de trabalhar na zona da tragédia. Muitas vezes o meu trabalho tem um ponto de partida textual, narrativo", sublinhou ao PÚBLICO.
Um ponto de partida, diz ela. O ponto de chegada é outro, e foi também por isso que Né Barros evitou clonar o título da ópera: "With Drooping Wings é um dos versos do libreto. Queria distanciar-me do título original e este verso - "com as asas abatidas" - já nos coloca numa certa tendência. É um guia de leitura, uma primeira imagem do espectáculo". A banda sonora também não chegou ao fim do processo inteira: a intervenção de Carlos Guedes desfigurou algumas passagens da partitura, acrescentou trovoadas, feedbacks, distorções que "intensificam aspectos da dramaturgia e do movimento" e que, simultaneamente, "desvinculam a banda sonora da estrutura melódica original". Mesmo assim, a matriz de Dido e Eneias está lá (lá em baixo, nas fundações do edifício With Drooping Wings): Né Barros trabalhou em cima do libreto, cena a cena. "Reduzi cada cena do libreto a um conceito. No caso do encontro amoroso, esse conceito são as forças exteriores: há sempre forças exteriores a juntá-los e a separá-los, e é por isso que na peça eles são "forçados" por terceiros a estar juntos", exemplifica.

A ópera, a peça e o filme dela
A ópera Dido e Eneias não é o único objecto com o qual a nova criação de Né Barros estabelece uma relação bilateral. Para multiplicar as vias de acesso ao tema, a coreógrafa encomendou a Filipe Martins uma curta-metragem, que os espectadores vão de resto ver antes da peça propriamente dita: "Quis criar dois objectos autónomos que pudessem ter vidas separadas, mas que também pudessem ser vividos em conjunto. A linguagem do cinema conduz-nos mais facilmente à narrativa; a dança evoca coisas mais enigmáticas, mais inacessíveis. Mas há episódios comuns à peça e ao filme: os protagonistas [António M. Cabrita e Kanae Maezawa], alguns movimentos, alguns desenvolvimentos. E também há ligações imprevistas a outras peças minhas: o insuflável dos Solistas, que as pessoas vão poder reencontrar na estação de metro da Trindade".
Além do filme, há outros corpos estranhos em palco, no TNSJ: o ovóide de Manuel Casimiro, essa presença quase sobrenatural que se insinua quando parece não poder haver mais nada. "Gosto muito do trabalho do Manuel Casimiro e por isso nem sequer o convidei para me construir uma cenografia. Para mim é suficiente que o trabalho dele esteja ali, como um enigma, uma porta para o desconhecido".

With Drooping WingsDe Né Barros
Dido e Eneias
De Filipe Martins
PORTO Teatro Nacional
S. João. Tel.: 223 401 910.
Até dia 4. 6.ª e sáb., às 21h30; dom., às 16h. Bilhetes entre 7,50 e 15 euros.

Sugerir correcção