Aguaceiros de neve nos arredores de Lisboa

Foto
Foto enviada pelo leitor Paulo Justo

Aguaceiros de neve caíram hoje de manhã em algumas localidades dos arredores de Lisboa, segundo relatos de moradores confirmados pelo Instituto de Meteorologia (IM). Na periferia do aeroporto, na zona de Pote de Água e Rotunda do Relógio, testemunhas ouvidas pelo PÚBLICO afirmam também ter visto neve a cair durante alguns instantes.

Segundo fonte do IM, a temperatura em Lisboa rondava, às 11h00, os 4 graus centígrados na estação localizada no aeroporto da Portela, onde eram visíveis "farrapos" de neve que derretem ao chegar ao chão.

O mesmo cenário é descrito por moradores nas zonas da Amadora, Belas, Loures e Pêro Pinheiro. Casal de Cambra foi uma das zonas onde a neve caiu com mais intensidade. Moradores ouvidos pelo PÚBLICO afirmam que a queda de neve durou cerca de uma hora cobrindo os carros com um fino manto branco.

O Instituto de Meteorologia adiantou ainda que esta situação se deve à passagem de uma "massa polar muito fria", pois a chuva só precipita em flocos de neve com temperaturas abaixo dos 4 graus.

Há quase um ano (29 de Janeiro), os lisboetas assistiram à queda de neve, o que não acontecia há 52 anos na cidade.

Às 15h00 desse dia, as temperaturas chegaram aos 0,5 graus em Lisboa, abaixo dos 4 graus que o Instituto de Meteorologia previa como temperatura mínima, e caiu também neve noutros 10 concelhos do distrito.

NOTA:

os leitores podem enviar fotografias das zonas onde se registou queda de neve para o mail ultimahora@publico.pt. As melhores imagens serão publicadas no espaço Fotolegenda da nossa "homepage". As fotografias devem estar identificadas com o autor e o local onde foram captadas.

Sugerir correcção
Comentar