Sociólogo Hermínio Martins homenageado em Lisboa

Dele lamentou um dia Eduardo Prado Coelho, no PÚBLICO, que pertencesse apenas "a uma roda de culto", em Portugal, quando lá fora já se instalara nas "bibliografias internacionais". Agora jubilado pela Universidade de Oxford, Hermínio Martins vai ser hoje homenageado, pelas 18h30, no Instituto de Ciêncais Sociais, em Lisboa, pelo "papel destacado que desempenhou na Sociologia britânica, e pelo pioneirismo que teve na moderna Sociologia portuguesa". Fazem-no com o lançamento de um livro - Razão, Tempo e Tecnologia, coordenação de Manuel Villaverde Cabral, José Luís Garcia e Helena Mateus Jerónimo -, no qual se incluem textos especialmente escritos em sua honra sobre a temática em que este português, nascido há 72 anos em Moçambique, se tornou figura de referência: a sociologia da tecnologia. Intervirão Salvador Giner (Universidade Autónoma de Barcelona) e Roland Robertson (Universidade de Aberdeen, Escócia).

O Regresso

James novamente juntos para uma digressão

Cinco anos depois da separação, os James vão voltar a juntar-se para uma digressão. A banda britânica - que criou um dos mais definitivos hinos dos anos 90, Sit down - anunciou ontem que dará cinco concertos de pavilhão no Reino Unido, entre 21 e 28 de Abril. A nova formação dos James será idêntica à que gravou os álbuns Seven e Laid. Segundo a BBC, os James têm também novo material disponível. A banda já não gravava desde 2001, ano em que saiu o álbum Pleased to Meet You.

Produções portuguesas de dança
e teatro apresentadas na Galiza
A Companhia Rui Horta apresenta hoje e amanhã no Salón Teatro, em Santiago de Compostela, na Galiza, o espectaculo Bonés & Oceans, interpretado pelo bailarino Anton Skrzypiciel. Baseada numa das suas últimas obras produzidas na Alemanha nos anos 90, o trabalho de Rui Horta é um dueto solitário para um homem e um cão de metal. Também o Trigo Limpo/Teatro ACERT, de Tondela, está em digressão por terras galegas, com as suas produções mais recentes. Depois de Cantos da Língua, na terça-feira, hoje apresenta na Sala Nasa Duas Histórias de Solidão. Duas Histórias a Sós, a primeira produção do ciclo Interiores. A companhia de Tondela apresentará também duas edições comemorativas dos seus 30 anos: o livro Memória - Marca Humana de 26 Freguesias do Concelho de Tondela e o livro/CD Cantos da Língua.

Sugerir correcção