Jorge Sampaio lembra lutas estudantis com Oliveira Marques

Foto
Oliveira Marques foi "um cidadão empenhado e activo", diz Jorge Sampaio DR

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio realçou hoje o empenho do historiador António Oliveira Marques, que faleceu ontem à noite, no combate pela liberdade, pela democracia e pela república e lembrou as lutas estudantis conjuntas.

O historiador Oliveira Marques morreu ontem à noite, aos 73 anos de idade, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa a sua família.

Em declarações escritas à agência Lusa, Jorge Sampaio classificou Oliveira Marques como "um grande historiador", que deixou "uma obra vasta e original que renovou a (...) historiografia em tema fundamentais e períodos tão diversos como, por exemplo, a época medieval ou a 1ª República".

"Fica-nos também a memória de um cidadão empenhado e activo que se manteve toda a vida fiel às suas convicções políticas de juventude quando iniciou o seu combate pela Liberdade, pela Democracia e pela República, entendidas no sentido mais nobre e actual da palavra", adiantou.

O ex-Presidente da República disse ainda que guarda "vivas recordações dos tempos" das lutas estudantis de 1961-62, quando o professor Oliveira Marques era assistente da Faculdade de Letras.

"O Professor Oliveira Marques deixa-nos assim um legado cívico e intelectual de grande valor. Com tristeza presto homenagem à sua memória", acrescenta Jorge Sampaio.

António Oliveira Marques foi condecorado em 1998 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Sugerir correcção
Comentar