Torne-se perito

O que é o HPV e como actua a vacina

1. O que é o HPV?O papilomavírus (HPV), do qual existem mais de cem tipos, está relacionado com todos os cancros do colo do útero. Este cancro atinge anualmente 33 mil mulheres na Europa e é responsável pela morte de 15 mil. Esta doença é, a seguir ao cancro da mama, a principal causa de morte em mulheres entre os 15 e os 44 anos de idade.
2. Como se contrai?
O vírus transmite-se de uma pessoa a outra através do contacto genital. Calcula-se que ao longa da vida 70 por cento dos homens e mulheres com vida sexual activa tenham contactado com o vírus. A maioria das pessoas contrai o papilomavírus na adolescência ou no início da idade adulta
3. Como actua a vacina Gardasil?
A vacina actua prevenindo a infecção com quatro tipos de vírus HPV (6,11,16 e 18) que são responsáveis por 75 por cento dos cancros do colo do útero, 95 por cento dos cancros da vulva e vagina e de outras doenças genitiais de menor gravidade, como os condilomas genitais. Como a vacina não actua sobre outros vírus responsáveis por 25 por cento dos cancros, as mulheres devem continuar a fazer o rastreio do Papanicolau (citologia).
4. Quanto tempo dura a imunização?
A vacina garante protecção total durante cinco anos
5. Quem deve ser vacinado?
Como a infecção pelo vírus coincide com o início da vida sexual, a vacina está recomendada a pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos. mas o laboratório diz que a vacina é eficaz até aos 26 anos de idade.
6. As mulheres que já tiveram HPV e foram tratadas podem ser vacinadas?
A vacina só mostrou ser 100 por cento eficaz contra outros vírus HPV aos quais as mulheres não tinham sido expostas.
7. Quanto custa a vacina?
A vacina custa 480 euros. Para garantir total eficácia são precisas três doses que custam 160 euros cada.
8. Vai ser comparticipada?
O processo de comparticipação pelo Estado está a ser analisado no Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed). O processo de decisão e análise demora em regra 90 dias.
9. Em que países já foi lançada a Gardasil?
A vacina foi lançada em 13 países europeus, o último dos quais Portugal. Está à venda na Áustria. Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido. A vacina será lançada no primeiro semestre deste ano em Itália, Espanha, Suíça e Grécia
10. Já foi incluída em algum Programa Nacional de Vacinação?
A Áustria foi o primeiro país da Europa a incluir a vacina no seu Plano Nacional de Vacinação. Desde o início do mês, a Gardasil começou a ser recomendada a crianças de ambos os sexos entre os 9 e os 15 anos, bem como a mulheres que ainda não iniciaram actividade sexual.
11. Há outros países onde a inclusão no Programa de Vacinação está em estudo?
Na Alemanha, a inclusão está em estudo. Mas o maior fundo de seguradoras de saúde (Allgemeine Ortskrankenkasse AOK), que cobre mais de 25 milhões de pessoas, já anunciou a comparticipação total da vacina para raparigas entre os 9 e 17 anos. Dois outros grandes fundos estatutários de seguradoras de saúde, que cobrem mais de 6 milhões de pessoas (Techniker Krankenkasse TK, Deutsche Angestellten Krankenkasse DAK), anunciaram a comparticipação total e imediata da vacina para jovens entre os 11 e 18 anos.
Em França, as autoridades de saúde anunciaram a decisão para recomendação em Dezembro de 2006 e a decisão para comparticipação pelo sistema de segurança social nacional para o primeiro trimestre de 2007.
Ainda no ano passado, três grandes companhias de seguros (AXA, AGF, MAAF) anunciaram o reembolso parcial imediato da vacinação contra o cancro do colo do útero
12. A vacina foi testada em larga escala?
A vacina foi testada em 25 mil mulheres de 33 países de todo o mundo, entre eles Portugal.
13. Os testes continuam?
A vacina continua a ser alvo de ensaios clínicos em vários países, incluindo Portugal (no Instituto Português de Oncologia do Porto e no de Coimbra).

Fonte: Sanofi Pasteur MSD, Laboratório fabricante da Gardasil

Sugerir correcção