Bandeira da Assembleia da República hasteada hoje pela primeira vez

Foto
A bandeira estará erguida no período da sessão legislativa e nos dias de funcionamento parlamentar junto à bandeira nacional André Kosters/Lusa

A recém-criada bandeira da Assembleia da República foi hoje hasteada pela primeira vez na varanda do Salão Nobre do Palácio de São Bento.

Segundo uma resolução da Assembleia da República aprovada a 14 de Dezembro, a bandeira é "de prata, tendo ao centro esfera armilar de ouro e, brocante sobre ela, o escudo das armas nacionais, com bordadura de verde".

A mesma resolução, publicada em Diário da República a 28 de Dezembro, determina que a bandeira esteja erguida "no período da sessão legislativa e nos dias de funcionamento parlamentar" junto à bandeira nacional.

Um galhardete "de modelo semelhante à bandeira" deverá ser utilizado na frente da viatura "ao serviço do presidente da Assembleia da República ou do vice-presidente que legalmente o substitua".

A cerimónia foi presidida pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que em Novembro apresentou o projecto em conferência de líderes, obtendo a aprovação generalizada dos deputados presentes.

O primeiro içar da bandeira da Assembleia da República, agendado para as 09h30, na varanda do Salão Nobre, foi antecedido de honras militares na escadaria exterior do Palácio de São Bento.

Sugerir correcção
Comentar