Mais de 200 salas de audiência vão ter gravação digital

Foto
O novo sistema custará 230 mil euros e permite a gravação de som e imagens PÚBLICO (arquivo)

Segundo o ministério, o novo sistema custará 230 mil euros e permite a gravação de som e imagens.

Em Setembro, o MJ começou a instalar a gravação digital em 30 salas de tribunais, nomeadamente no Tribunal Criminal da Boa Hora, em Lisboa, para garantir um sistema mais fiável do que a tradicional cassete.

A gravação de audiências era feita através de uma antiquada aparelhagem de som com cassetes, cujas avarias obrigaram à repetição de várias sessões de julgamentos, nomeadamente na Boa Hora e no tribunal do Seixal.

O novo sistema — disponível nas dez salas de audiência do maior tribunal criminal do país — permite ainda que um recurso seja enviado por via informática para um tribunal superior.

De acordo com o secretário de Estado adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, os primeiros ensaios começam já no início do próximo ano, para que o sistema possa ser generalizado até 2009, com a ajuda de fundos comunitários.

A instalação de gravadores digitais em 30 tribunais até ao final deste ano representou um investimento de 150 mil euros.

O MJ investiu também 126 mil euros na aquisição de novos equipamentos informáticos de apoio ao sistema Habilus, para facilitar o acesso aos processos que correm nos tribunais de primeira instância, por parte de advogados e solicitadores.

Sugerir correcção
Comentar