Saddam Hussein poderá ser enforcado "dentro de poucos dias"
"A forca já está preparada num lugar no interior da 'zona verde'", onde se localizam as instalações do Governo iraquiano e as sedes das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Saddam Hussein foi condenado à morte no dia 5 de Novembro pelo Alto Tribunal Penal iraquiano, pela morte de 148 xiitas de Dujail, na década de 1980.
A comissão de apelo do Alto Tribunal Penal iraquiano confirmou a sentença anteontem. De acordo com a legislação do país, um condenado à morte tem que ser executado 30 dias após a divulgação do resultado do recurso.
Segundo as fontes citadas pelo "Al-Hayat", as autoridades iraquianas vão decretar o recolher obrigatório em Bagdad e noutras províncias do Iraque no dia do enforcamento, para evitar a realização de atentados.
Assinatura da Presidência é o próximo passoO Alto Tribunal Penal iraquiano publicou hoje a sentença da comissão de apelo, que confirmou a condenação à pena de morte. A decisão está assinada pelo presidente do Alto Tribunal Penal, o juiz Arif Abdul Razzak Shaheen. A publicação da sentença é uma primeira etapa com vista ao enforcamento de Saddam Hussein.
O documento será agora entregue à Presidência para ser assinado pelo Presidente iraquiano, Jalal Talabani, ou por um dos vice-presidentes.