Autocarros e eléctricos do Porto com entrada grátis a 1 e 2 de Janeiro
"Os clientes da STCP, bem como os utilizadores de outros modos de transporte, que queiram utilizar nestes dias os autocarros e eléctricos da empresa podem fazê-lo gratuitamente, desde as 00h00 de 1 de Janeiro até às 23h59 do dia 2", refere a transportadora, em comunicado.
A oferta pretende dar a conhecer os novos percursos da rede da STCP, que entram em vigor na próxima segunda-feira e que já motivaram protestos de partidos, sindicatos e de uma associação de utentes.
Três sindicatos representativos de trabalhadores da STCP (SNM, STRUN e Sitra) apresentaram um pré-aviso de greve para vigorar entre as 00h00 de 31 de Dezembro e as 02h30 de 6 de Janeiro. As estruturas sindicais vão manter este pré-aviso caso a administração da empresa não aceite as suas reivindicações: o respeito pelo Acordo de Empresa em vigor e a contestação pelas alterações de serviços, horários e percursos dos autocarros sem prévia formação do pessoal e sem que a administração tenha acatado as sugestões sindicais.
As alterações na origem dos protestosA STCP anunciou em 30 de Novembro a supressão de 44 linhas de autocarros e a criação de outras 30, para fazer face ao alargamento da rede do Metro do Porto.
O anúncio foi feito na apresentação da última fase da reestruturação da rede da STCP, que entrará em vigor na segunda-feira, já com todos os autocarros e eléctricos abrangidos pelo tarifário intermodal Andante, comum ao Metro do Porto.
A nova rede da STCP vai passar a ser constituída por 50 linhas de autocarros normais (com números de três algarismos), seis de autocarros especiais (de letra Z, referente a Zona) e duas de eléctricos.
O primeiro algarismo de cada linha vai passar a referenciar o concelho de destino desse autocarro, tendo cada concelho uma cor diferente.
As linhas começadas em 200, 300 e 400 vão fazer todo o percurso dentro do Porto (azul); as 500 terminam em Matosinhos (amarelo); as 600 na Maia (verde); as 700 em Valongo (vermelho); as 800 em Gondomar (lilás); e as 900 em Gaia (laranja).
As seis linhas especiais — quatro no Porto (Zona Histórica, Massarelos, Rio e Lordelo), uma em Matosinhos (Angeiras) e outra em Gaia (Francelos) — visam "resolver situações de falta de mobilidade" em zonas de pouca procura.
A empresa garante que os utentes das linhas a suprimir a partir de segunda-feira terão soluções alternativas nas imediações, nomeadamente linhas de autocarros, metro, comboio ou de operadores rodoviários, integrados na intermodalidade.
A STCP vai manter as 13 linhas da madrugada (da 01h00 às 06h00) e as oito linhas operadas por empresas privadas.