Bombeiros de Vila Real estreiam sistema de localização de veículos operacionais

Foto
Com o sistema é possível localizar os veículos de combate a incêndios florestais através de um sistema GPS instalado nas viaturas Paulo Novais/Lusa (arquivo)

O projecto SALVO - Sistema de Apoio à Localização de Veículos Operacionais tem como finalidade a localização de veículos de combate a incêndios florestais através de um sistema GPS (Global Position System), instalado nas viaturas.

"Este sistema permite determinar a localização exacta dos veículos no teatro de operações, contribuindo desta forma para um acréscimo da segurança dos bombeiros e para uma gestão mais eficaz dos meios envolvidos", refere em comunicado o SNBPC.

O projecto surge no âmbito de um protocolo celebrado, no início deste ano, entre a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e o SNBPC, através do qual este organismo recebeu um donativo de cinquenta mil euros, destinado ao co-financiamento do projecto SALVO.

Reguengos de Monsaraz pertence ao distrito de Évora, mas "o distrito de Vila Real foi escolhido para a concretização deste projecto-piloto dadas as suas características orográficas, ocupação do solo e risco de incêndio", explica o SNBPC.

O projecto será apresentado amanhã numa cerimónia pública no Governo Civil de Vila Real, promovida pelo SNBPC e presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões.

No decorrer da cerimónia vai ser assinado um protocolo entre o SNBPC e a Federação de Bombeiros do Distrito de Vila Real, entidade que representa as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários detentoras dos corpos de bombeiros que beneficiarão do sistema SALVO.

Os incêndios florestais queimaram este ano uma área total de 75.052 hectares, contra 337.766 hectares em 2005, quase quatro vezes e meia mais do que este ano, segundo a Direcção-Geral dos Recursos Florestais.

Sugerir correcção
Comentar