Golfe: Pedro Figueiredo deixa a sua marca nos EUA

Foto
Pedro Figueiredo DR

Entre amanhã e sábado, tem nova oportunidade de brilhar, por ocasião do Orange Bowl International Junior Invitational, em Coral Gables, também na Florida.

Figueiredo, 15 anos feitos a 13 de Junho, número um do ranking nacional amador em 2006, concluiu a ronda inaugural entre os sétimos classificados, com 76 pancadas; no dia seguinte, fez 70 e assumiu o comando, com quatro shots de vantagem sobre o seu mais directo adversário; a finalizar, marcou 71, para um total de 217 - uma pancada acima do Par 72 dos campos Great White e Blue Monster, no Doral Golf Resort & Spa; o segundo, o húngaro, Ben Palanzski, totalizou 223.

O outro português em prova, Ricardo Melo Gouveia (Clube de Golfe Vilamoura), nono no ranking nacional na época finda, alcançou um honroso sexto lugar entre os 92 participantes nos sub-14/15 masculinos, com 227 (77-74-76), mais três pancadas apenas que o terceiro, o argentino Hector Grillo. O Doral Junior Classic contou este ano, na sua 25ª edição, com 628 jogadores oriundos de 34 estados norte-americanos e de 42 países, distribuídos por categorias dos 10 aos 18 anos.

"Foi uma oportunidade bem aproveitada, e quero agradecer todos os apoios que tenho recebido e que me permitem as internacionalizações e a evolução do jogo", disse Figueiredo. "Procurei ver os principais problemas surgidos na primeira volta, e na segunda já correu tudo bem, melhorei seis pancadas e deixei o Hector Grillo e o David Cahill (anteriores líderes) para as posições de honra. O Ricardo [Melo Gouveia] também conseguiu subir bastante, o que foi bom para a afirmação do golfe português", acrescentou.

Segue-se, já a partir de amanhã, o 43.º Orange Bowl International Junior Invitational, no campo do Hotel Biltmore. E nesta prova o desafio é maior para Figueiredo, já que irá competir num quadro único de 63 jogadores de sub-18 - os melhores nos rankings amadores juniores de vários países.

Entre os vencedores deste evento estão o norte-americano Tiger Woods e o espanhol Sergio Garcia, respectivamente, números um e 11 do ranking mundial de profissionais. Em 2005, o jovem prodígio do golfe nacional terminou na 21ª posição, com 287 pancadas (71-73-71-72), numa edição ganha pelo norte-americano Ben Parker (274).

Em 2005, o valor de Pedro Figueiredo foi reconhecido a nível europeu, com a convocatória para representar a selecção de sub-18 da Europa Continental no Troféu Jacques Léglise, o encontro anual frente às Ilhas Britânicas. Também fez parte, neste caso por apuramento directo, da selecção europeia na Ryder Cup Junior, a versão para sub-16 do mediático duelo entre as estrelas do golfe da Europa e dos EUA.

Sugerir correcção
Comentar