Paulo Bento diz que Carlos Martins tem de mostrar mais
É um cenário que se vai repetindo nas últimas seis temporadas. A Carlos Martins todos lhe reconhecem talento, ao médio falta mostrá-lo de forma consistente ao serviço do Sporting. Há, reconhece Paulo Bento, uma diferença entre o que tem mostrado e o que pode fazer. "A distância é enorme, por isso é que joga menos vezes", admitiu ontem o técnico do Sporting, falando apenas do ano em que é treinador do irregular médio, que não foi chamado para o encontro de hoje, no Estádio Engenheiro Rui Alves, na Choupana (18h, sem transmissão televisiva), com o União da Madeira, a contar para a Taça de Portugal, por razões de ordem física.
Desta vez foram problemas musculares que justificaram a ausência de Carlos Martins da viagem à Madeira, mas o seu nome tem ficado várias vezes de fora dos eleitos de Paulo Bento nas últimas semanas. "Apresentou queixas musculares e estava com receio de jogar", revelou Paulo Bento, rejeitando a possibilidade de deixar de contar com o médio: "Que eu saiba, tem mais um ano e meio de contrato, mas se há possibilidade de sair não tenho informação de nada. O que digo é que quem quiser ficar no Sporting tem de o demonstrar."
Pelo discurso de ontem, Paulo Bento não perde tempo a pensar em reforços ou saídas na iminente reabertura do mercado de transferências, em Janeiro. "Conto continuar com os mesmos daqui para a frente. O Sporting não fecha a porta a bons jogadores, mas sabemos das dificuldades financeiras e compreendemos que nos dão as melhores condições. E já disse, aqueles que quiserem ir para a guerra, montem-se nas minhas costas, os que não quiserem ficam fora", frisou.
Daniel Carriço é novidadePara a deslocação à Madeira, Paulo Bento convocou 18 jogadores, sendo a grande novidade a inclusão nos eleitos do júnior Daniel Carriço, um defesa-central. Ausentes por lesão, para além de Martins, ficaram Ronny, Polga, Caneira e Miguel Garcia. Certa é a utilização de Tiago frente à formação madeirense, ele que ainda não tem qualquer minuto esta época em jogos oficiais.
Apesar de ser contra uma equipa da II Divisão (3.º na Série B, com 23 pontos, a um ponto dos dois primeiros), Paulo Bento não encara mais esta deslocação à Madeira (a terceira da época) como um passeio, nem o jogo com o União uma formalidade rumo à eliminatória seguinte, até porque o União conta com alguns jogadores com experiência de I Divisão, como o guarda-redes Nuno Carrapato, o defesa João Fidalgo ou o médio Paiva.
"Sabemos que é uma competição diferente, onde não é permitido o mínimo erro, sabemos das dificuldades que tivemos no início desta competição com equipas do mesmo escalão", observou o técnico do Sporting, relembrando a participação "leonina" na Taça da época passada e a eliminação nas meias-finais frente ao FC Porto, que viria a conquistar o troféu: "Não chegámos à final por muito pouco. Esse é um sentimento, também por alguma revolta pelo que aconteceu o ano passado, que tem de estar sempre presente na cabeça dos jogadores."
O jogo com a União será o último do ano para os jogadores do Sporting, seguindo-se uma paragem de três semanas até ao próximo compromisso, que será o da 15.ª jornada da liga (última da primeira volta), no Restelo, frente ao Belenenses. Para Paulo Bento, nenhuma equipa foi especialmente beneficiada e é um descanso bem-vindo para todos.
Convocados:U. Madeira:Nuno Carrapato, Rui Marcos, Alex Garcia, Hector, João Fidalgo, Celso, Micas, Rocha, Steve, Belic, Luís Conceição, Paiva, Edu, Edgar Costa, Edgar Ramos, Ruben Micael, Vítor Alves e Anselmo.
Sporting:Ricardo, Tiago, Tello, Tonel, Nani, Alecsandro, Yannick, Farnerud, Miguel Veloso, Custódio, João Moutinho, Romagnoli, Liedson, João Alves, Daniel Carriço, Carlos Paredes, Abel e Carlos Bueno.
Árbitro:Lucílio Baptista
18h00(sem transmissão televisiva)