Matosinhos transfere Centro de Documentação Siza Vieira para novo edifício

Foto
PUBLICO.PT

O projecto deverá ser concretizado no final 2007, após a realização de obras de restauro e de adaptação do edifício, supervisionadas pelo próprio arquitecto Siza Vieira.

Em comunicado, a autarquia explica que no prédio, localizado na Rua Roberto Ivens, pertencente à família do arquitecto, serão instalados centenas de esquissos, maquetas e outra documentação, relativas ao trabalho de Siza Vieira, natural de Matosinhos.

"O Centro de Documentação Siza Vieira já existe na Quinta de Santiago, mas em condições pouco condignas e funcionais e com grande dificuldade de expansão", reconhece a autarquia.

Desde que o Instituto Português do Património Arquitectónico classificou o Salão de Chá da Boa Nova e a Piscina das marés, ambos em Leça da Palmeira, como monumentos nacionais, a procura da documentação do arquitecto aumentou de forma "significativa".

Em 2005, cerca de dez mil pessoas procuraram, na Quinta de Santiago, informação sobre a obra de Siza Vieira, afirma a autarquia.

Matosinhos quer criar Museu de Arquitectura

A Câmara de Matosinhos perspectiva também criar o Museu de Arquitectura, onde pretende expor não só a obra de Siza Vieira, mas a de vários outros nomes ligados à escola de arquitectura do Porto.

A autarquia pretende que o projecto do futuro museu seja da autoria do próprio Siza Vieira, mas não adianta prazos relativos ao início e fim desta obra.

A Câmara de Matosinhos realça o facto da primeira obra do arquitecto - as quatro Casas da Avenida D. Afonso Henriques - estar localizada em Matosinhos.

A par desta, Siza Vieira foi também o responsável pelos projectos de outras obras no concelho de Matosinhos, de que se destacam a Piscina das Marés (1961/1966), a Casa da Juventude (1993/1997), a Marginal de Leça da Palmeira (obra iniciada em 2005 que ainda decorre), o Plano de Urbanização de Matosinhos Sul e Piscina da Quinta da Conceição.

Sugerir correcção
Comentar