Marvila: demitiu-se director municipal envolvido no polémico loteamento

Foto
Carmona Rodrigues elogiou dedicação e empenho do director João Abreu Miranda/Lusa (arquivo)

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa aceitou o pedido de demissão do director de Gestão Urbanística, Pires Marques, sócio do atelier responsável pelo polémico projecto de loteamento de Marvila.

Num comunicado emitido ao início da noite, Carmona Rodrigues revela que Pires Marques pediu a demissão do cargo de director municipal “face às suspeições suscitadas quanto a uma alegada incompatibilidade no exercício desta função”.

O autarca confirma que aceitou o pedido e elogia o arquitecto pelo “exemplo de dignidade" dado.

O PÚBLICO noticiou sábado passado que Pires Marques era sócio do arquitecto Vítor Afonso Alberto, autor do projecto de loteamento nos terrenos da antiga Sociedade Nacional de Sabões. Contudo, o responsável não informou a vereadora do Urbanismo desse facto, acabando por estar envolvido, através das funções que exercia, na apreciação e aprovação do loteamento.

No comunicado hoje divulgado, Carmona Rodrigues afirma que "o arquitecto Eduardo Pires Marques desempenha funções profissionais na Câmara Municipal de Lisboa há mais de 30 anos, sempre com grande dedicação e empenho, sendo um exemplo para todos os que com ele privaram e continuam a contactar profissional e pessoalmente".

Apesar da demissão do responsável municipal, o autarca lembrou ter aos serviços jurídicos do município "esclarecimentos quanto à existência de eventuais incompatibilidades ou impedimentos por parte do arquitecto Pires Marques no exercício das suas funções".

O loteamento, numa zona onde poderá passar o traçado do comboio de alta velocidade, foi aprovado pela maioria em Novembro passado, mas a decisão acabaria por ser revista na semana passada, após um parecer negativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).

Sugerir correcção
Comentar