Mini-tornado nos Açores danificou pelo menos 60 casas e 20 viaturas
Segundo o primeiro levantamento da Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos, os ventos fortes provocaram ainda danos numa fábrica, numa oficina de automóveis, na sede de um clube desportivo e em duas escolas.
Pelo menos duas famílias foram realojadas, depois de os telhados das suas casas terem sido destruídos pelo mini-tornado na freguesia do Rosário, por volta das 12h00 locais (13h00 em Lisboa).
O fenómeno meteorológico não provocou qualquer vítima, mas apanhou de surpresa os moradores, muitos dos quais tentavam, ao início da tarde, minimizar os estragos nas suas moradias.
Casos urgentes vão ter resposta imediataO vice-presidente da Câmara da Lagoa, Roberto Medeiros, que, juntamente com o comandante dos bombeiros de Ponta Delgada, contabilizava os danos nas moradias afectadas, adiantou que todos os casos urgentes vão obter resposta imediata.
Segundo o Instituto de Meteorologia, as condições atmosféricas que se verificam desde quinta-feira nos grupos central e oriental dos Açores são propícias a este tipo de fenómeno.
O meteorologista João Fernandes explicou que se formaram nuvens de grande desenvolvimento vertical, com correntes ascendentes e descendentes muito fortes, que poderão ter atingido a superfície e desencadeado "ventos fortíssimos".
A instabilidade do tempo, que também tem registado chuva forte, vai manter-se hoje, adiantou o meteorologista, que prevê uma melhoria a partir da tarde de amanhã.