Nova saída de astronautas prolonga missão do Discovery

Foto
Esta nova saída para o espaço, não prevista inicialmente, prolongará por um dia as manobras do Discovery NASA/AP

Esta quarta saída para o espaço, prevista para as 19h12 (hora de Lisboa), adiará por 24 horas o regresso à Terra do vaivém Discovery, agora previsto para sexta-feira.

Na quinta-feira passada, os dois astronautas realizaram uma caminhada espacial durante a qual estenderam e fixaram cabos para uma nova rede eléctrica da estação, que orbita a Terra a 380 quilómetros de distância.

Curbeam voltou a sair para o exterior no sábado, com Sunita Williams, para completar a instalação dos cabos da rede eléctrica e tentar dobrar os painéis de uma antena solar desactivada que será retirada para o interior da ISS, mas este trabalho só hoje deverá ficar concluído.

A programação desta nova saída para o espaço, não prevista inicialmente, prolongará por um dia, até amanhã, as manobras de desatracação do vaivém Discovery, cuja missão passa a ter 13 dias.

A antena solar que os astronautas da Discovery vão tentar dobrar deixou de estar activada com a entrada em funcionamento de uma nova antena, que duplicou a capacidade de produção de energia para a ISS, considerada vital para o crescimento da Estação Espacial Internacional.

A antena agora desactivada será deslocada para outro ponto da ISS numa futura missão de um vaivém espacial.

Sugerir correcção
Comentar