Sporting regressa "sem complexos" ao Estádio José Alvalade

Foto
Paulo Bento André Kosters/Lusa (arquivo)

Utilizando as vitórias ao Inter e ao Braga esta temporada em Alvalade como exemplo, o treinador dos "leões" quis afastar qualquer exploração abusiva dos recentes maus resultados em casa, apesar de admitir que o comportamento da equipa tem sido bem melhor fora de portas. "Não há explicações concretas para perceber porque se perdem tantos pontos em Alvalade", admitiu o técnico na antecipação da jornada na Academia de Alcochete, avançando com uma conjugação de factores para justificar "a pouca qualidade" que a equipa evidenciou em algumas partidas.

Nos seis encontros já disputados esta temporada em Alvalade para a Liga, o Sporting só venceu metade, perdendo dois (Benfica e P. Ferreira) e empatando outro (FC Porto). Bem melhor é a prestação da equipa no exterior, onde em sete jogos, venceu seis e empatou apenas um (Beira-Mar).

Extra campeonato, as coisas voltaram a não correr bem em casa com o Spartak para a Liga dos Campeões, com a reacção dos adeptos a traduzir-se em assobios à equipa, que Paulo Bento gostaria de não ver repetidos no futuro - "são situações que podem inibir os mais jovens" -, mas garantiu não ter, apesar de tudo, "qualquer razão de queixa da massa associativa", a quem deixa uma sugestão: "Quando houver vontade de expressar o descontentamento, que o façam com o treinador, porque os jogadores não merecem".

Ausente dos convocados, por opção técnica, continua Carlos Martins. Depois de ter falhado a partida com o Spartak e de ter ficado de fora do último jogo em Setúbal, o médio repete a dose com a Académica. Mas sobre os motivos deste "afastamento" o treinador do Sporting não prestou esclarecimentos, nem do "onze" titular que esta noite alinhará frente ao adversário de Coimbra.

A derrota com os "encarnados" e os cinco pontos de desvantagem para o líder FC Porto não desmotivam as ambições de Paulo Bento pelo título, considerando que, apesar de alguns percalços, a sua equipa tem feito "um bom campeonato" - "Amanhã [hoje] podemos fazer 32 pontos, mais do que em 17 jogos na primeira volta da época passada -, mas destacou o "campeonato extraordinário" protagonizado pelos "dragões".

Outro dos protagonistas do jogo desta noite será Manuel Machado. E o treinador da Académica avisou ontem que a sua equipa não pretende sair de Alvalade com as mãos a abanar, ainda que admita que "o Sporting tem um conjunto de individualidades que fazem a diferença, mas é o colectivo que me preocupa. Porém, o mote fica dado: "A solução é atacar e defender melhor que o adversário. Melhor é vencer do que jogar bem. O Sporting este ano está muito forte e com jogadores que desequilibram, mas tentaremos surpreendê-lo, jogando em contra-ataque."

Sugerir correcção
Comentar