Universidade sénior abre portas em Loures

Foto
Os alunos com mais de 50 anos podem escolher entre onze disciplinas na nova universidade PÚBLICO (arquivo)

História do Concelho, História de Portugal, História Universal, Português, Inglês, Francês, Informática, Antropologia, Sociologia, Saúde e Socorrismo são as disciplinas que os alunos com mais de 50 anos podem estudar.

Os alunos pagam oito euros de jóia e cinco euros de mensalidade e podem inscrever-se por disciplina consoante os conhecimentos que querem aprofundar.

"Queremos contribuir para o envelhecimento saudável dos séniores do concelho, para o seu enriquecimento sócio-cultural, fomentar a sua participação na vida cívica e promover as relações interpessoais e sociais entre gerações", afirmou António Pereira, o vereador responsável pelo projecto.

António Pereira lembrou que Loures é um concelho com reformados muito novos e explicou que a Academia dos Saberes foi organizada com base num inquérito feito à população sénior de Loures, onde eram questionados sobre as disciplinas que gostariam de aprender, aprofundar ou relembrar.

Segundo o autarca, está a ser pensada a criação de um pólo desta universidade na zona oriental do concelho, estando em aberto a hipótese deste ser instalado na Portela, Sacavém ou Moscavide. Em estudo está, ainda, um pólo nos terrenos da Casa do Gaiato, em Santo Antão do Tojal.

Pensado para aquele espaço e em parceria com a própria universidade está, também, um observatório que se dedicará a estudos no âmbito da gerontologia.