Um extracto de vinho tinto contra a obesidade?
Outros resultados recentes já apontavam para o facto de esta substância (presente não só na pele das uvas pretas que servem para fabricar o vinho tinto, mas também nos amendoins e em certas plantas) ter prolongado a vida de ratinhos obesos (ver "Substância presente no vinho tinto prolonga a vida de ratinhos obesos", publicado a 3 de Novembro nesta secção). Mas, segundo os resultados agora publicados, o resveratrol também poderá reverlar-se benéfico a montante, ou seja, impedindo o aumento de peso e evitando assim o aparecimento da obesidade.
Ao nível macroscópico, sabe-se que a adjunção de resveratrol à dieta surte um efeito considerável nos músculos dos ratinhos. Na presença de resveratrol, as fibras musculares destes animais "queimam" grandes quantidades de oxigénio e apresentam portanto um elevado consumo energético. O fenómeno verifica-se tanto durante o exercício físico, onde os músculos exibem um surpreendente nível de resistência, como durante os períodos de inactividade.
O que Johan Auwerx, da Universidade Louis Pasteur (Estrasburgo), e os seus colegas de Harvard, da Universidade de Kuopio e da empresa norte-americana Sirtris Pharmaceuticals fizeram agora foi realizar experiências que permitiram começar a perceber, ao nível molecular – microscópico – a forma como o resveratrol age para fazer aumentar o consumo energético muscular dos ratinhos.
Os investigadores concluem que o resveratrol age ao nível das mitocondrias, que são as "baterias" internas das células. Mais precisamente, o resveratrol provoca a activação de uma proteína que, por sua vez, faz aumentar a actividade de uma outra proteína que está directamente envolvida na função mitocondrial.
É através deste efeito biomolecular sobre o desempenho das mitocondrias, dizem os cientistas, que o resveratrol protege os ratinhos contra o aumento de peso – e, por conseguinte, de doenças como a obesidade ou a diabetes.
Para avaliar a transponibilidade dos resultados para o ser humano, a Sitris Pharmaceuticals acaba de iniciar um ensaio clínico sobre a diabetes utilizando uma formulação confidencial do resveratrol.