PSD: Marques Mendes recusa-se a comentar demissão de vice-presidente da bancada

Foto
Marques Mendes confirmou ter sido informado ontem da decisão do deputado Estela Silva/Lusa (arquivo)

"Não faço qualquer comentário, é uma questão de que o líder parlamentar tratará em Lisboa", afirmou o presidente social-democrata, que se encontra em Bruxelas para o encontro do Partido Popular Europeu, que antecede a cimeira europeia, hoje e amanhã.

Marques Mendes ter sido informado da decisão de Henrique de Freitas, que só será hoje formalmente anunciada.

Henrique Freitas demitiu-se ontem, ao final da tarde, mas só hoje o deputado irá explicar os motivos da sua decisão, numa reunião do grupo social-democrata.

Ao que o PÚBLICO apurou, um das razões invocadas prende-se com a forma como a bancada do PSD agiu no dia em que a comissão do Parlamento Europeu que investiga as actividades da CIA esteve na Assembleia da República.

Henrique Freitas não terá gostado que o líder da bancada tenha disponibilizado o gabinete do grupo parlamentar para os eurodeputados se reunirem com os deputados portugueses, com a excepção do PSD.

Marques Guedes sugeriu esta alternativa, depois dos deputados terem encontrado fechada a Sala do Senado, onde deveria ter decorreu a reunião. Questionado sobre o sucedido, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, alegou o pedido para a utilização da sala não foi feito com a devida antecedência.

Segundo a Lusa, Henrique de Freitas deverá ser substituído na vice-presidência da bancada pelo deputado Fernando Negrão.