Cada português gasta 154 litros de água por dia

Foto
O distrito do Porto registou o maior consumo de água per capita Nic Bothma/EPA

O inquérito foi realizado pelos docentes do Instituto Superior Técnico Rui Cunha Marques e João de Quinhones Levy e editado pela Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente.

Se as contas forem feitas de acordo com toda a água produzida e lançada nas redes de distribuição, o valor por pessoa dispara para 560 litros diários por pessoa, mas este número inclui todo o tipo de consumos e não apenas o doméstico.

Por distritos, o maior consumo per capita ocorre no Porto (730 litros habitante/dia), enquanto o mais reduzido se regista em Portalegre (310).

Se for descontado o valor das perdas, o consumo médio — dividindo a água que chega ao destino pela população abastecida — desce para 360 litros por pessoa.

Produzidos 950 hectómetros cúbicos de água para consumo em 2005

No total, o volume de água para consumo produzido em Portugal atingiu os 950 hectómetros cúbicos no ano passado, dos quais apenas 600 foram facturados, o que revela que 36 por cento da produção não foi paga. Esta percentagem inclui as perdas e os fornecimentos gratuitos.

Em comparação, quando a barragem do Alqueva estiver à cota máxima, formando o maior lago artificial da Europa, a sua capacidade de 4150 hectómetros cúbicos daria para satisfazer as necessidades do país durante quatro anos e quatro meses.

O estudo refere ainda que no final de 2005 estavam instalados no país cerca de 4,9 milhões de contadores, 89 por cento dos quais domésticos, sete por cento industriais e quatro por cento nas restantes categorias.

Sugerir correcção
Comentar