Ataque norte-americano no Iraque faz pelo menos 20 mortos

Foto
O responsável pela localidade afirma que morreram mulheres e crianças Ali Haider/EPA

Amer Alwan, responsável político pela região de Ishaki (110 quilómetros a Norte de Bagdad), disse que helicópteros norte-americanos bombardearam duas casas. De acordo com a mesma fonte, citada pelas agências noticiosas, a maioria das vítimas mortais são crianças e mulheres.

"Ainda não sei por que razão atacaram essas casas", referiu Alwan, adiantando que as habitações em causa são propriedade de dois irmãos. "Todos os que estavam lá dentro estão mortos", precisou.

A região de Ishaki é um dos bastiões dos rebeldes e das tribos sunitas que se opõem à presença militar norte-americana no Iraque.

Propostas sobre situação no Iraque merecem "uma análise séria"

Este ataque acontece um dia depois de o Presidente norte-americano, George W. Bush, ter afirmado que o relatório da comissão Baker-Hamilton sobre a situação no Iraque "é muito construtivo" e "merece uma análise séria".

O relatório começa por reconhecer que "não há uma fórmula mágica que permita resolver os problemas no Iraque, (...) mas há acções que podem ser tomadas para melhorar a situação e proteger os interesses americanos".

Ao longo de 142 páginas, o relatório condensa 79 propostas, umas vagas outras concretas: fim do boicote às negociações directas com a Síria e o Irão; mudança do teor da missão das tropas dos EUA; responsabilização do governo e do exército iraquianos; e diminuição faseada do contingente militar, mas não definiu qualquer prazo ou calendário para nenhuma dessas propostas.

Sugerir correcção
Comentar