Setúbal: perigo de ruptura de dunas coloca Governo Civil em alerta permanente

Foto
A ruptura poede antingir habitações e estabelecimentos comerciais da zona Carlos Lopes/PÚBLICO

A governadora Teresa Almeida alertou para "o perigo eminente" de que o avanço do mar nas praias de São João provoque a ruptura das dunas e atinja habitações e estabelecimentos comerciais da zona.

Teresa Almeida referiu que a Protecção Civil Distrital e o Instituto Nacional da Água (Inag) estão em contacto permanente para "intervir imediatamente".

Ontem de manhã, António Neves, presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, alertou para o perigo de o avanço do mar poder destruir toda a zona de dunas, mas também os cafés e restaurantes das praias e o parque de campismo do Inatel.

A principal preocupação do presidente da junta está relacionada com o provável agravamento do estado do tempo nos próximos dias e com a previsão de ondas de cerca de oito metros a partir de hoje.

Para António Neves, a resolução do problema passa pelo prolongamento das obras de recuperação dos esporões, que reestruturaram os contrafortes entre a Nova Praia e a última praia paralela à avenida principal da cidade e que terminaram em Maio.

António Neves considera que as "soluções técnicas" têm de partir do INAG, enquanto "as soluções financeiras são da responsabilidade dos ministros do Ambiente e Finanças".

Contactado pela Lusa, um representante do parque de campismo referiu não ter conhecimento da situação e "não terem sido tomadas medidas de prevenção", visto que não foi avisado, "nem pelas autoridades nem pela Polícia Marítima", da possibilidade do parque ser atingido pelo mar.

Sugerir correcção
Comentar