Luís Osório confirma João Adelino Faria no RCP

Foto
O jornalista deixa assim a SIC Notícias DR

O jornalista da SIC Notícias acumulará essa função com a de director adjunto de informação, o que significa que coordenará toda a informação do novo projecto da Media Capital a par com o director do Rádio Clube, Luís Osório, já em Janeiro.

"Tudo o que nos dividia está já acordado. O contrato está já formalizado", garantiu ontem ao PÚBLICO o director do Rádio Clube, depois de ter confirmado a contratação na própria emissão do Rádio Clube, de manhã.

Luís Osório garante que o nome de João Adelino Faria foi a primeira e única escolha da direcção do Rádio Clube, que nunca houve um "plano b" e que as primeiras conversas, embora muito iniciais, começaram há cerca de meio ano. "A primeira abordagem nem sequer foi exploratória, falámos só sobre o que eu ambicionava para o projecto e sobre o que é que o João ambicionava para a vida dele", afirma Luís Osório, que frisa que nunca ninguém acreditou que o pivot da SIC trocasse a estação de Carnaxide pela rádio. "As utopias às vezes podem tornar-se realidade", diz Luís Osório.

Segundo o director do Rádio Clube, João Adelino Faria não vai ser só o pivot da manhã informativa, que se estenderá, por cinco horas e vai ser alargada até ao meio dia, algo pouco frequente no modelo de rádio actual, onde a força da manhã informativa acaba às 10h. O jornalista da SIC vai também ser director adjunto de informação e partilhará com Luís Osório o delinear da estratégia global para a informação da estação. No papel executivo, de acompanhamento directo do dia informativo do Rádio Clube haverá ainda uma subdirectora de informação, lugar que será da jornalista Teresa Bizarro, já em funções.

Sobre o eventual recurso ao Rádio Clube como plataforma intermédia para que João Adelino Faria saltasse depois para a TVI, a estação de TV da Media Capital, como foi noticiado já pelo Correio da Manhã, Luís Osório diz que essa é uma hipótese sem fundamento: "É completamente falso. O contacto foi feito por mim, e acompanhado pela administração. É um compromisso com a rádio, não com a TVI." Mas adianta que a contratação, apesar de ser boa para o grupo, "porque as empresas vivem de gente com talento", é acima de tudo "uma contratação que credibiliza a rádio numa altura em que este média vive numa encruzilhada, na era da TV que é esmagadora em todos os sentidos".

João Adelino Faria, natural de Castelo de Vide, tem 39 anos e um vasto currículo com passagem por jornais e até pela rádio. Começou por estagiar no antigo semanário Sete, seguiu para O Jornal, depois passou pelo Jornal de Letras e mais tarde ingressou no Correio da Manhã Rádio, o que faz com que já não sejam novos para ele os estúdios da Sampaio e Pina, onde funciona agora o Rádio Clube. Está na SIC desde os primeiros dias, onde já foi, para além de pivot, correspondente em Londres.

Sugerir correcção
Comentar