Turquia abre um porto e um aeroporto a Chipre

Foto
Há vários meses que os europeus ameaçavam suspender as negociações de adesão com Ancara Eyal Warshavsky/AP (arquivo)

A decisão, anunciada por Mikko Norros, foi transmitida hoje ao Governo finlandês — que assegura actualmente a presidência rotativa da UE — e constitui o primeiro passo concreto com vista à eventual adesão da Turquia ao grupo dos 25.

Uma fonte da União Europeia citada pela agência noticiosa AFP confirmou parcialmente a informação da presidência finlandesa, já que mencionou apenas a abertura de um porto no Mediterrâneo. De acordo com a mesma fonte, a decisão turca é "unilateral e incondicional" e constitui "um novo desenvolvimento".

Turquia não confirma nem desmente a informação

"As negociações ainda estão em curso (...) Não vamos dar detalhes aos media nesta fase", declarou, por seu lado, um porta-voz do ministério turco dos Negócios Estrangeiros.

A União Europeia ameaçou suspender as negociações de adesão com o Governo turco devido à recusa do país em abrir os seus portos e aeroportos a Chipre, que a Turquia não reconhece. Ainda na semana passada, a Comissão Europeia recomendou a suspensão de oito dos 35 capítulos incluídos nas negociações de adesão.

A Turquia assinou em Julho de 2005 o chamado Protocolo de Ancara, que estende a sua união aduaneira com a UE aos dez novos Estados membros que entraram em Maio de 2004, mas recusou-se a aplicar o acordo à parte grega da ilha de Chipre, dividida entre a Turquia e a Grécia desde 1974.

Sugerir correcção
Comentar