Coreia do Norte só abandona nuclear se EUA removerem armas da região

Foto
As negociações multilaterais estão suspensas há um ano, depois de Pyongyang se ter retirado da mesa das conversações EPA (arquivo)

Um diplomata norte-coreano citado pela agência Interfax afirmou que a Coreia do Norte está preparada para voltar à mesa das negociações, que abandonou há um ano, na condição de se discutir o levantamento das sanções aplicadas pelos EUA ao regime de Pyongyang.

Os Estados Unidos mantêm uma forte presença militar na Coreia do Sul, no Japão e no território norte-americano de Guam, uma ilha do Oceano Pacífico.

A agência noticiosa AFP, que cita também uma fonte diplomática norte-coreana, avançou hoje que a Coreia do Norte considera impossível o recomeço das negociações multilaterais sobre o seu programa nuclear se os Estados Unidos mantiverem a posição actual.

As negociações a seis (duas Coreias, China, Estados Unidos, Japão e Rússia) estão suspensas há um ano, depois de Pyongyang ter abandonado a mesa das conversações em protesto contra as sanções financeiras impostas por Washington.

Sugerir correcção
Comentar