Utentes promovem "buzinão" contra portagens na A17 e A29

Foto
Os utentes queixam-se de não terem alternativa a não ser a EN109, que consideram imprópria Hugo Delgado/PÚBLICO (arquivo)

O protesto decorrerá até às 10h00, na saída para as cabinas de portagens da A1 em Estarreja.

Miguel Bento, membro da comissão de utentes das A17 e A29, disse que o "buzinão" pretende contestar "a intenção manifestada pelo Governo em avançar com a colocação de portagens nas duas vias, essenciais para o desenvolvimento do distrito [Aveiro] e para as quais não existem alternativas" .

O mesmo responsável contou que, para não pagarem portagem na A1 (que liga Lisboa ao Porto), muitos automobilistas saem em Estarreja e retomam caminho pela A29.

"A única alternativa que o governo refere é a Estrada Nacional 109 [que liga o Porto à Figueira da Foz], que está desajustada às necessidades, atravess a várias localidades, está cheia de rotundas e de semáforos", afirmou, acrescentando que a cobrança de portagens na A29 e na A17 vai "aumentar o congestionamento" de trânsito na EN109.

Para a comissão de utentes, as portagens "são um imposto" que encarecerá a vida das populações e das empresas.

"Uma pessoa que viva em Ovar e se desloque para Aveiro para trabalhar gastará, em média, 120 euros por mês em portagens", sustentou Miguel Bento.

Sugerir correcção
Comentar